terça-feira, 20 de maio de 2008

ઇ‍ઉ Projeto piloto avaliou a opinião do consumidor e indicou a embalagem de tecido como a melhor opção

Wal-Mart lança sacolas retornáveis por R$ 2,00

A sacola foi desenvolvida após avaliação dos resultados do projeto piloto realizado por três meses em Curitiba (PR). Neste período, foram testadas em três lojas várias alternativas para transporte das compras, entre caixas, sacolas de papel e de lona. As sacolas de algodão apresentaram a melhor aceitação dos clientes, principalmente quando avaliam resistência, tamanho e formato para carregar as compras.

A opção do curitibano está alinhada com uma tendência global e no mundo da moda chamam-se "Ecobag". No Wal-Mart Brasil, elas foram desenvolvidas para suportar até 35 kg e medem aproximadamente 50 centímetros de largura por 50 cm de altura. O tecido vem na cor natural do algodão - creme - , com impressões em verde nos dois lados: "Eu faço a diferença. Uso Sacola Retornável."

Os próximos passos são distribuir as sacolas retornáveis para as lojas nos demais Estados do Sul e, em seguida, para o Nordeste e demais Estados do Sudeste.

Ações para os consumidores " Os clientes que forem aos hipermercados BIG, Wal-Mart Supercenter, ao supermercado Mercadorama, e Maxxi Atacado a partir desta quinta-feira (15/05) encontrarão, além das sacolas de algodão, sinalização diferenciada. As peças têm como objetivo mobilizar o consumidor e conscientizá-lo sobre a importância de se reduzir o uso de embalagens plásticas.

Um recurso utilizado para incentivar o consumo consciente é a apresentação de um carrinho de compras com 880 sacolas plásticas em seu interior. Um banner faz o alerta: "Achou muito? Pois essa é a quantidade de sacolas plásticas que cada brasileiro joga fora em 1 ano. Use sacolas retornáveis."

As mensagens de incentivo à mudança do hábito no transporte das compras foram desenvolvidas em parceria com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Os banners - produzidos a partir de PET reciclado - sinalizam os expositores das sacolas retornáveis, assim como adesivos diversos.

A TV Wal-Mart, ferramenta de comunicação com os clientes dentro da área de venda das lojas, exibirá vinhetas com mensagens sobre a importância do uso das sacolas retornáveis para a preservação do meio ambiente. Além disso, os funcionários utilizarão jalecos padronizados com imagem da sacola retornável, a logomarca de Sustentabilidade do Wal-Mart Brasil e a mensagem "Use sacolas retornáveis".

Nas lojas da rede Wal-Mart no Brasil são consumidas 1,2 bilhão de sacolas plásticas por ano. Desde novembro de 2006, o Wal-Mart utiliza plástico reprocessado na confecção dessas embalagens, possibilitando uma economia de 30% de resina virgem derivada do petróleo. Em um ano, o Wal-Mart economizou, em petróleo, o equivalente a 1,2 milhão de litros de gasolina.

O projeto piloto " No período de 14 de janeiro a 14 de abril 2008, três lojas em Curitiba (PR) participaram de testes oferecendo aos clientes seis tipos de embalagens para transporte das compras. As opções oferecidas foram saco e sacola de papel, sacolas retornáveis de lona e algodão, caixa plástica e caixa de papelão. Enquanto o papel é reciclável e biodegradável, os demais itens são reutilizáveis. As lojas ofereceram também a sacola plástica tradicional, que no Wal-Mart é produzida com plástico reprocessado.

Após o projeto - realizado em um hipermercado, um supermercado e um atacadista " foi realizada uma pesquisa com os consumidores e verificou-se que as sacolas de algodão retornáveis foram as preferidas por 51% dos entrevistados por serem resistentes, duráveis, não rasgam, são laváveis e higiênicas, além de serem ecologicamente corretas. Deve-se ressaltar que, simultaneamente, também eram oferecidas gratuitamente a sacola de plástico tradicional e o saco de papel.

A sacola de papel com alça era a opção mais barata e foi a mais vendida. No entanto, ela não é uma opção tão duradoura quando as sacolas de algodão ou de lona, respectivamente segundo e terceiro colocados. "Fizemos uma análise criteriosa dos dados do projeto e ponderamos sobre qual seria a opção mais sustentável. Após negociarmos com nossos fornecedores e viabilizarmos a produção de uma sacola diferenciada a um preço de R$ 2, concluímos que essa seria a melhor opção", diz Daniela.

O projeto piloto avaliou a aceitação do público, a segurança dos produtos para os consumidores e funcionários das lojas, o real impacto que o item causa ao meio ambiente e a eficiência para o transporte das compras. A meta agora será ampliar o modelo adotado para as demais lojas do Wal-Mart. A empresa está monitorando toda implementação do novo modelo.



Wal-Mart Brasil - Assessoria de Imprensa

http://www.ecopress.org.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_jornal=2&id_noticia=26495&id_pag=22

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