quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Biotério da FIMCA segue Normas de condutas e procedimentos para experimentação animal do COBEA

Em 2003 as Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA teve registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/R0) o Biotério do Campus, local onde são criados os animais para experimentação utilizados nos Cursos da Instituição. Desde a sua implantação, o Biotério tem como responsável técnico o médico Veterinário, Franck Murani Malaquias da Silva que junto ao corpo docente que utiliza este espaço orienta sobre as normas de conduta e procedimentos para prática didático-científico da experimentação e bem estar animal.

O Biotério da FIMCA é utilizado pelos Cursos de Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem cujos professores e acadêmicos realizam estudos científicos e experimentos com modelos vivos, cobaias criadas especialmente para a realização desses estudos. A Faculdade conta hoje com coelhos, camundongos e ratos, animais são sadios, criados livres de qualquer doença, pois são isolados e não têm contato com outro meio.

Os modelos utilizados são criados e mantidos pela Instituição sendo depois transferidos para o laboratório onde as aulas são ministradas. Os procedimentos durante a utilização das cobaias seguem rigorosamente as Normas de Condutas e procedimentos para experimentação animal estipuladas pelo Colégio de Experimentação Animal (COBEA) sob a orientação do responsável técnico.

A função dos técnicos dos laboratórios da Faculdade é disponibilizar apoio logístico para os professores como a parte de alimentação, o zelo com os animais assim como limpeza das gaiolas. Quando o professor precisa da cobaia estará pronta para que a aula seja realizada sem nenhum impedimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

http://www.rondonoticias.com.br/showNew.jsp?CdMateria=78155&CdTpMateria=7

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá senhorita Butterfly!
Como a senhorita está? Lembra de mim?
Obrigado por essa batalha por nós, animais.
Sempre voltarei para visitar, a senhorita se cuide bem! Miauuu.