quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A história do macaquinho trucidado e a comoção que isso causou

Um e-mail que circulou recentemente em várias redes da esfera ambiental causou indignação e tristeza. A autora informava que, na Serra da Cantareira, em São Paulo, fora encontrado um filhote de Macaco Bugio, com múltiplas fraturas, agonizando (veja na foto ao lado). “Não encontramos a mãe, que provavelmente já estava na panela de alguém, pois são caçados pra serem devorados”, dizia a mensagem.

No fórum de debates que se formou em torno do episódio, outra pessoa comentou que a feira de Caxias, no Rio de Janeiro, “é a prova incontestável da ação desse lixo humano”. “Aqui no Rio, os miseráveis vendem à vontade bichos de todas as espécies, enquanto isso, aguardamos pacientemente uma fiscalização que não acontece, em função da covardia de nossos governantes, que não vão contrariar quem lhes fornece quantidade de votos”, disse uma participante da discussão. “Eles silenciam diante de um crime desse tipo ou justificam essa barbárie com alegações sociais (desemprego, blá blá blá)”. E completou: “seria então o caso de não perseguir traficantes, eles também são geradores de empregos”.

Choveram denúncias ao Ibama em São Paulo, que terminou se manifestando, por intermédio de sua Assessoria de Comunicação. Na mensagem, afirmou “compartilhar dos mesmos sentimentos de indignação, tristeza e desalento que assomaram os reclamantes diante de tão violento ato”. Mas deixou claro que, para que pudesse agir, seria necessário que fossem formalizadas denúncias, agregando informações sobre os possíveis agressores. “Sem essa denúncia não há como realizar qualquer diligência; não existe fiscalização ambiental onipresente e onisciente”.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=41164

Nenhum comentário: