quarta-feira, 14 de maio de 2008

As vitórias do bem-estar animal no sul do país

Duas importantes realizações aconteceram esta semana, no Rio Grande do Sul: a proibição da caça amadorística no estado e da circulação de carroças em Porto Alegre, onde os animais são mantidos muitas vezes sob condições de maus-tratos e submetidos a trabalhos forçados.

O Rio Grande do Sul era, até a última terça-feira, dia 13 de maio, o único estado brasileiro onde a caça amadorística era permitida através de regulamentação. A ação de embargo judicial foi movida pela “Associação Civil União Pela Vida”. Os motivos considerados para a proibição foram o potencial tóxico da munição de caça para o meio-ambiente e o desacordo entre a atividade de caça e a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, constituindo assim um crime contra a vida.

Na mesma terça-feira, dia 13 de maio, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto que prevê a proibição gradual do tráfego de carroças na cidade. A retirada dos veículos, que hoje somam mais de oito mil, deverá acontecer no prazo máximo de oito anos e, nesse período, será feito o cadastramento social das famílias que usam os veículos para subsistência. Também será feita, pelo Executivo, a definição de metas e políticas públicas para o remanejamento dos trabalhadores com carroças para outras atividades.

http://www.wspabrasil.org/news.asp?newsID=596


Nenhum comentário: