quarta-feira, 14 de maio de 2008

Austrália retoma transporte de animais por longas distâncias

O governo australiano anunciou recentemente que irá voltar a exportar gado vivo para o Egito. A exportação foi suspensa há dois anos, depois de reveladas as condições de chegada dos animais aos abatedouros egípcios.

A coordenadora da campanha “Trate com Cuidado”, liderada pela WSPA, Sofia Parente, comenta:

Estamos muito desapontados com a decisão do governo australiano. Eles falharam ao enxergar as vantagens do bem-estar animal e não estabeleceram um acordo de exportação de carne para substituir o transporte de animais vivos. O abate humanitário do gado na Austrália iria beneficiar a economia local e gerar empregos. Em vez disso, o governo australiano está investindo no transporte de carga viva que causa sofrimento extremo ao animal e é condenado pela maioria dos cidadãos australianos.

Enquanto isso, o Dr. Mohamed Sayed Tantawy, sheik de uma das mais respeitadas universidades islâmicas no mundo, a Al Ahzar University, no Cairo, Egito, publicou uma importante opinião legal (fatwa) sobre o transporte de animais por longas distâncias e abate. “Nós declaramos solenemente que o princípio do islã é ser piedoso com os animais e tratá-los com misericórdia, e nisso está inserido o transporte de animais (...) lei islâmica fez disso uma obrigação onde o animal deve ser tratado com piedade no momento do abate e com os meios que garantam um tratamento misericordioso”.

A opinião do Dr. Mohamed Sayed Tantawy foi emitida em resposta a uma pergunta da Sociedade Egípcia dos Amigos do Animais (ESAF), uma afiliada da WSPA no Egito, descrevendo o sofrimento que os animais são forçados a suportar durante as jornadas de longa distância e a tortura a que são submetidos em abatedouros no Oriente Médio.

Sua opinião, caso seja acatada pelos envolvidos nessa negociação, poderá salvar a vida de milhares de ovinos e bovinos que morrem todos os anos por causa das cruéis viagens de longa distância da Austrália (e do Brasil) para vários países do oriente médio.

Sofia Parente comenta:

Infelizmente, a escassez de animais e a tradição de abatê-los localmente durante festividades religiosas no Oriente Médio resultaram no aumento do número de animais sendo transportados para a região. A Coalizão Trate com Cuidado, liderada pela WSPA, sempre sustentou que o transporte de animais por longas distâncias e o abate sob circunstâncias cruéis não estão de acordo com nenhum princípio religioso. Nós estamos satisfeitos ao dizer que essa idéia é apoiada agora por um dos mais influentes líderes islâmicos do mundo.

A campanha da WSPA contra o transporte de animais por longas distâncias, além de buscar o impedimento dessa prática no mundo, também desenvolve ações especificamente para o Brasil, de onde o gado embarca para o Líbano e outros países. Você pode ajudar na campanha participando do abaixo-assinado que será enviado para o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

http://www.wspabrasil.org/news.asp?newsID=595&type=0


Nenhum comentário: