erca de 350 alunos da Escola Municipal Brígida Ferraz, na Vila Jaci, puderam conhecer ontem (13) diversos animais silvestres bem de perto, só que empalhados. Todos ficaram curiosos e foram atraídos para a exposição, que faz parte do projeto “Cras Vai à Escola”. No ano em que comemora 20 anos, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres aposta na educação das crianças e jovens para a preservação ambiental.
Antes de assistirem a palestra da bióloga Mariana Mirault, os estudantes foram ver de perto os animais que fazem parte da fauna de Mato Grosso do Sul. Tamanduás, macacos, tatus, jaguatiricas, cágados e diversas aves como araras e papagaios foram levados até à escola. “São animais que morreram no Cras e então foram empalhados para que possamos ensinar melhor sobre eles”, explica o biólogo e coordenador do Cras, Vinicius Andrade Lopes.
As crianças são curiosas e perguntam ao biólogo como se empalha os animais. A maior parte das espécies é conhecida dos alunos. “Eles ficam encantados porque os bichos parecem de verdade”, comenta Vinícius Lopes.
Já na palestra, as fotografias projetadas num telão ajudam os estudantes a entender o trabalho. São mostradas imagens de animais maltratados, atropelados ou resgatados das mãos de traficantes, tática que assusta e ao mesmo tempo conscientiza as crianças sobre a necessidade de preservação e o os riscos que a ação do homem traz à fauna.
De olhos bem abertos, Cláudio Silva, 10 anos, ficou impressionado em ver como as queimadas afetam os animais. “Você viu a onça, com o rosto e a orelha queimada?”, ele conta, sobre a foto de um felino apresentada pela bióloga. Com a mesma idade, Marcos dos Santos mostra que entendeu bem o quanto a criação ilegal de animais silvestre é errada. Se perguntar a ele o que é preciso para garantir a sobrevivência das espécies, a resposta vem rápido: “não matar e não pegar o animal da natureza e vender”.
O programa com as escolas vai ser permanente a partir deste ano. “Antes fazíamos palestras esporádicas, atendendo a pedidos das escolas, mas agora vai ser uma ação continuada”, explica o coordenador do Cras. A intenção é visitar ao menos quatro colégios a cada mês. “Vimos que faltava fazer um trabalho assim. É esse também o nosso papel”, afirma.
Segundo Lopes, as crianças são o alvo da campanha por terem condições de mudar o comportamento da sociedade. “É muito mais fácil educar e conscientizar crianças porque, quando adulto, o ser humano já tem uma série de idéias pré-concebidas que interferem no aprendizado. Essas crianças ainda vão servir como multiplicadoras porque elas ensinam e cobram dos pais um comportamento correto”, justificou.
Outras duas escolas já estão agendadas para receber as palestras neste mês. No dia 20 a palestra será na Escola Municipal Nagib Raslan, no Jardim Petrópolis e dia 27 na Escola Nazira Anache, no Jardim Anache.
As escolas interessadas em agendar a palestra do Cras devem entrar em contato com o centro pelo telefone (67) 3226-6003 ou no Imasul através do número (67) 3318-6025. São disponibilizadas as quartas-feiras para esse trabalho educativo.
http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=1395
DICA DE UM SITE COM RECEITAS SUPER LEGAIS
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário