quinta-feira, 14 de agosto de 2008

CRAS 20 anos: crianças conhecem de perto fauna de MS

erca de 350 alunos da Escola Municipal Brígida Ferraz, na Vila Jaci, puderam conhecer ontem (13) diversos animais silvestres bem de perto, só que empalhados. Todos ficaram curiosos e foram atraídos para a exposição, que faz parte do projeto “Cras Vai à Escola”. No ano em que comemora 20 anos, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres aposta na educação das crianças e jovens para a preservação ambiental.

Antes de assistirem a palestra da bióloga Mariana Mirault, os estudantes foram ver de perto os animais que fazem parte da fauna de Mato Grosso do Sul. Tamanduás, macacos, tatus, jaguatiricas, cágados e diversas aves como araras e papagaios foram levados até à escola. “São animais que morreram no Cras e então foram empalhados para que possamos ensinar melhor sobre eles”, explica o biólogo e coordenador do Cras, Vinicius Andrade Lopes.

As crianças são curiosas e perguntam ao biólogo como se empalha os animais. A maior parte das espécies é conhecida dos alunos. “Eles ficam encantados porque os bichos parecem de verdade”, comenta Vinícius Lopes.

Já na palestra, as fotografias projetadas num telão ajudam os estudantes a entender o trabalho. São mostradas imagens de animais maltratados, atropelados ou resgatados das mãos de traficantes, tática que assusta e ao mesmo tempo conscientiza as crianças sobre a necessidade de preservação e o os riscos que a ação do homem traz à fauna.

De olhos bem abertos, Cláudio Silva, 10 anos, ficou impressionado em ver como as queimadas afetam os animais. “Você viu a onça, com o rosto e a orelha queimada?”, ele conta, sobre a foto de um felino apresentada pela bióloga. Com a mesma idade, Marcos dos Santos mostra que entendeu bem o quanto a criação ilegal de animais silvestre é errada. Se perguntar a ele o que é preciso para garantir a sobrevivência das espécies, a resposta vem rápido: “não matar e não pegar o animal da natureza e vender”.

O programa com as escolas vai ser permanente a partir deste ano. “Antes fazíamos palestras esporádicas, atendendo a pedidos das escolas, mas agora vai ser uma ação continuada”, explica o coordenador do Cras. A intenção é visitar ao menos quatro colégios a cada mês. “Vimos que faltava fazer um trabalho assim. É esse também o nosso papel”, afirma.

Segundo Lopes, as crianças são o alvo da campanha por terem condições de mudar o comportamento da sociedade. “É muito mais fácil educar e conscientizar crianças porque, quando adulto, o ser humano já tem uma série de idéias pré-concebidas que interferem no aprendizado. Essas crianças ainda vão servir como multiplicadoras porque elas ensinam e cobram dos pais um comportamento correto”, justificou.

Outras duas escolas já estão agendadas para receber as palestras neste mês. No dia 20 a palestra será na Escola Municipal Nagib Raslan, no Jardim Petrópolis e dia 27 na Escola Nazira Anache, no Jardim Anache.

As escolas interessadas em agendar a palestra do Cras devem entrar em contato com o centro pelo telefone (67) 3226-6003 ou no Imasul através do número (67) 3318-6025. São disponibilizadas as quartas-feiras para esse trabalho educativo.
http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=1395

Nenhum comentário: