sexta-feira, 22 de agosto de 2008

JUSTIÇA DECIDE QUE NÃO HÁ MAUS TRATOS AOS ANIMAIS NA FESTA DO PEÃO BOIADEIRO

Justiça decide que não há maus tratos aos animais na Festa do Peão Boiadeiro

Clube dos Independentes ganha ação contra o PEA - Projeto Esperança Animal; Justiça condenou instituição a pagar indenização por vincular sem provas o rodeio de Barretos a crueldade contra cavalos e touro.

O Clube dos Independentes, organizador da 53ª Festa do Peão Boiadeiro Barretos 2008, que acontece de 21 a 31 de agosto, ganhou ação contra a PEA - Projeto Esperança Animal - que em 2006 divulgou informações falsas através de seu site e por e-mail de que havia maus tratos aos animais no maior rodeio da América Latina.

A juíza Renata Rosa de Oliveira fixou indenização por danos morais, além do pagamento das despesas processuais e honorários advocatícios do processo por entender que os animais usados nos rodeios de Barretos não recebem maus tratos. A decisão da juíza foi fundamentada por laudos da Curadoria do Meio Ambiente e da Universidade Estadual Paulista Campus de Jaboticabal.

Na verdade, os Independentes, preocupados com os bons tratos aos animais, criaram e mantém no Parque do Peão o Centro de Estudos de Comportamento Animal (ECOA). Atuando em parceria com a FUNEP-UNESP - Universidade do Estado de São Paulo - Jaboticabal, o centro tem o objetivo de captar e gerar conhecimento cientifico para garantir a saúde dos animais.

Ao contrário do que muita gente pensa, os touros e cavalos escalados para o maior rodeio da América Latina não pulam porque sentem dor. Na verdade, esses animais trazidos pelo fazendeiro Henrique Prata são geneticamente desenvolvidos para pular e têm índole selvagem.

Estudos comprovam que a utilização do sedém, cinta presa na virilha dos animais, desde que elaborado com material macio, como lã ou algodão, não provoca dor ou ferimentos nos bois e cavalos.

Prata, que é um dos membros do Clube dos Independentes, vem investindo no aprimoramento do DNA indômito dessas montarias. Ele trouxe para reprodução a raça de garanhões norte-americanos Canadian Horse, animais briguentos por natureza que darão uma palha na Festa do Peão.

http://www.maxpressnet.com.br/noticia.asp?TIPO=PA&SQINF=334616&EDIT=GE

Nenhum comentário: