sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Nadadora americana faz o primeiro protesto de atleta em Pequim


PEQUIM (AFP) — A nadadora americana Amanda Beard protagonizou o primeiro ato de protesto de um atleta nos Jogos Olímpicos de Pequim, mostrando uma foto dela mesma nua, fora da Vila Olímpica, para apoiar a luta contra os maus-tratos e a matança de animais.

Bicampeã olímpica, que defenderá o ouro de Atenas-2004 na prova dos 200 metros peito, exibiu uma foto gigante de um novo anúncio em apoio às Pessoas pela Ética no Tratamento de Animais (PETA).

"Os Jogos Olímpicos são um grande fórum para mim, para mandar uma forte mensagem", disse Beard. "Para mim é importante fazer isso. Este é um ótimo lugar para expressar uma opinião e fazer com que minha voz seja ouvida", comentou a nadadora.

"Estou dizendo que não se deve matar animais inocentes. Não há nada de mal nisso", acrescentou.

Na foto, Beard aparece nua de joelhos na água, com a mão esquerda escondendo seu seio direito e sua mão direita apoiada na cintura direita, olhando para a câmara, com a bandeira dos Estados Unidos de pano de fundo.

"Eu fiz fotos para a revista Playboy. Estou muito satisfeita com meu corpo", afirmou Beard. "Desfruto disso", esclareceu a americana.

Consciente de que o governo chinês está atento aos protestos e questões de segurança, Beard contou que queria passar sua mensagem de forma tranqüila e sem causar grandes confusões.

"No estoy aqui tirando a roupa. O que estou fazendo acontece de forma positiva. Estamos fazendo algo bom. Estou tentando não fazer nada agitado nem louco. Minha luta é pelos animais que não têm voz para queixar-se", afirmou.

A China é líder em exportação de peles e, para obtê-las, os animais são assassinados de forma brutal, inclusive eletrocutados ou por envenenamento.

http://afp.google.com/article/ALeqM5iM7LJfaBTOY0HqHaAz3BsR8YvMUA

Nenhum comentário: