O principal objetivo da campanha "Onda", criada pela Agência Freela para o Greenpeace, é apontar as condições dos mares brasileiros e convocar a população a se mobilizar pela conservação dos oceanos. No filme, produzido pela Brasileira, diversas pessoas em 11 diferentes pontos de São Paulo fazem uma onda com os braços em movimentos circulares, numa espécie de dança. O final bem humorado mostra um cidadão batendo na cabeça de um político e exigindo dele uma postura mais comprometida com os oceanos.
De acordo com os diretores de criação e sócios da Agência Freela, Bruno Bianchini e Pedro Borelli, a idéia do filme é incentivar a população a se sentir parte de uma corrente. "Para que os brasileiros, de uma maneira geral, se sentissem nesta corrente, escolhemos locações que não valorizassem um lugar específico e pessoas comuns, não atores, para participar", conta a diretora de cena Bia Flecha. Durante a gravação das cenas, a diretora enfatizava a importância de cada personagem olhar para a câmera como se estivessem cobrando uma atitude dos políticos.
"Hoje, 80% das espécies comerciais brasileiras estão ameaçadas de extinção. Uma das saídas para reverter essa situação é criar mais áreas marinhas protegidas, o que só vai acontecer se a população exigir dos políticos maior compromisso com a conservação dos oceanos. Atualmente, somente 0,4% da costa brasileira é protegida", destaca Leandra Gonçalves, campaigner de Oceanos do Greenpeace.
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