quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Programa do CREA/ES quer “construir um mundo sustentável”

No próximo dia 29, a partir das 14h, no Teatro do Cefetes (Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo), em Vitória, será realizado o Seminário Biogás: Da Geração de Energia ao Mercado de Crédito Carbono.

O evento faz parte do projeto "Construindo um Mundo Sustentável", do Programa de Educação Continuada e à Distância (Educ) do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea/ES).

“O objetivo é transformar o tema desenvolvimento sustentável em prática cotidiana, muito além da propaganda oficial do Estado e de empresas”, disse a AmbienteBrasil o engenheiro agrônomo Walter Batista Júnior, consultor do projeto e doutorando em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com ênfase em Mudanças Climáticas e seus impactos na Agricultura.

Ele antecipa que vai focar sua pesquisa no Espírito Santo, “para apoiar políticas públicas voltadas à preservação dos recursos naturais e de enfrentamento ao processo de desertificação já em curso no estado”.

Walter Batista Júnior demonstrou na prática esse pendor à colaboração cidadã – e científica. Foi fundador do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas e, durante dois anos, respondeu pelas articulações da entidade.

Mudanças do clima

A Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), em atividade conjunta com a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), convida para mais uma reunião que compõe o Projeto "Diálogos Setoriais: Contribuições à Construção do Plano Nacional sobre Mudança do Clima" do FBMC.

O Diálogo com o Setor Elétrico tem por objetivo dar continuidade ao processo de formulação de contribuições desse setor ao Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e se realizará amanhã, das 10h às 13h, na sede da Abrace, na Vila Olímpica, em São Paulo (SP).

Biodiesel

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) expôs ontem uma usina móvel de produção de biodiesel, com capacidade para fabricação de 100 litros/hora, criada pela indústria Biominas, em parceria com as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Lavras (Ufla) e de Itaúna.

A unidade, montada em uma carreta, mostrou o passo-a-passo para transformação do óleo de fritura em combustível, como parte da programação do workshop "Coleta e Reaproveitamento de Óleos Vegetais – Discussão do PL 1505/2007", que aconteceu durante todo o dia na sede do CMRR.

Kiwi orgânico

O grupo de empresas do Projeto Organics Brasil, que trabalha para vender orgânicos brasileiros certificados no exterior, cresceu nos primeiros 45 dias do segundo semestre de 2008, recebendo quatro adesões. Nesse período, também, o primeiro lote de kiwi orgânico chegou à Europa. Ao todo, 20 toneladas da fruta brasileira foram embarcadas pelo Porto de Paranaguá (PR) e, agora, estão distribuídas entre os principais varejistas europeus.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40188

Nenhum comentário: