sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Mais de 400 espécies de vertebrados estão em risco em SP

O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (2) uma nova lista de vertebrados em risco de extinção no Estado. Ao todo, são 436 espécies e subespécies, número que representa 17% do total dos animais conhecidos na região.

Para elaborar a lista, a Secretaria de Meio Ambiente adotou os critérios da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). A relação, que não era atualizada há dez anos, aponta desde espécies ameaçadas de extinção até aquelas muito pouco pesquisadas, o que impede o conhecimento necessário para classificá-las.

A lista inclui 86 espécies e subespécies consideradas "quase ameaçadas", que devem ser monitoradas para que não entrem na classificação.

"O fato de uma espécie estar na lista da fauna ameaçada de São Paulo significa que ela está sofrendo risco de extinção e pode desaparecer em um curto espaço de tempo se nada for feito", diz a secretaria, em comunicado.

O "bicho símbolo" da nova lista é o mico-leão-preto, pois representa a "superação" das espécies ameaçadas. Esses animais, que só existem no Estado de São Paulo, quase desapareceram. Era considerados "criticamente ameaçados", mas agora passaram a "em perigo", uma situação mais tranqüila, devido a esforços de conservação.

Outras espécies "famosas" que estão ameaçadas são a onça-pintada, o papagaio-de-cara-roxa e a tartaruga verde. Um livro deve ser lançado no ano que vem com todos esses animais e os fatores que os ameaçam. (Fonte: Folha Online)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=41077

Nenhum comentário: