quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PMA orienta sobre procedimentos com animais silvestres

No último final de semana, um pescador foi autuado em flagrante por matar uma cobra que, segundo ele, tentou atacá-lo. Matar animais é crime. A Polícia Militar Ambiental (PMA) orienta as pessoas que encontram animais em suas residências a manter distância do animal, evitar a aproximação de crianças e avisar o órgão competente para fazer a captura.

De acordo com o capitão Edmilson Queiroz, da PMA, os animais atacam as pessoas em três situações distintas: fome, proteção dos filhotes e quando se sente ameaçado. No pantanal, de acordo com o capitão, existe um equilíbrio natural do ecossistema - por isso, dificilmente um bicho ataca um ser humano e a proteção da cria é defesa natural de todas as espécies.

O capitão Queiroz explica ainda, que no caso do pescador autuado em Três Lagoas, o que se notou foi a matança para a retirada do couro do animal, o que caracteriza crime contra a natureza. “A cobra em questão era filhote e tinha menos de 4 metros. Só sucuri adulto, com mais de 13 metros, poderia dar o bote, e mesmo assim, se estivesse com muita fome. E o tiro pegou no meio da cabeça do animal, de cima pra baixo. Se de fato tivesse sido atacado não teria atirado dessa forma,” constatou.

Para o policial, a população precisa saber que os animais não vêm o ser humano como presa natural, a não ser em situação limite. Mas, em caso de ataque, a morte do animal é excludente de criminalidade porque houve a necessidade de defender a própria vida.

http://www.capitaldopantanal.com.br/portal/contents.php?CID=55139

Nenhum comentário: