quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Prefeitura da UFPA coordena campanha contra abandono de animais

Com o objetivo de contribuir para o controle populacional de cães e gatos na cidade universitária, as coordenadorias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos da Prefeitura da UFPA lançarão nesta quinta-feira, dia 4, uma campanha contra o abandono de cães e gatos no Campus do Guamá. A idéia é incentivar a posse e o tratamento responsável destes animais que circulam livremente no espaço da instituição.

Estão como parceiros da prefeitura nesse trabalho, o Curso de Medicina Veterinária da UFPA (Campus de Castanhal), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA - Prefeitura de Belém).

A primeira etapa da campanha constará de uma palestra de esclarecimento à comunidade universitária, envolvendo a Profª Carla Cristina Moraes, do CEDIVET, e a médica veterinária Rosa Helena, sobre as medidas que deverão ser tomadas pela Prefeitura do Campus com relação ao controle populacional desses “bichinhos”. A programação ocorrerá neste dia 4, de 9h às 11h, no auditório do Instituo de Geociências.

Estão convidados a participar desse momento de reflexão, principalmente os “padrinhos” de cães e gatos, ou seja, aquelas pessoas que voluntariamente assistem os animais que circulam no Campus, fornecendo lanches e refeições, além de representantes dos Centros Acadêmicos e de toda a comunidade universitária. “Espera-se que estes segmentos sejam importantes parceiros nesta campanha”, afirma a coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária.

A campanha pretende alcançar também a população do entorno da UFPA, já que muitos dos animais que circulam no Campus vêm dos bairros vizinhos à instituição. Outra parceria importante será com as associações protetoras de animais, clínicas veterinárias, ONGs e voluntários em geral, que deverão participar do programa promovendo palestras e demais atividades de conscientização.

A próxima etapa será a esterilização dos animais que residem na Cidade Universitária. A intenção é reduzir a procriação e, conseqüentemente, o aumento da população de animais em situação de abandono circulando nos terrenos da universidade. Tal procedimento deve ser realizado pelos médicos veterinários do CCZ, os quais se comprometeram a realizar também os cuidados do pós-operatório, além de providenciar o retorno desses animais aos seus locais de origem.

Outras ações

No último dia 27 de novembro, representantes da Prefeitura da UFPA e os parceiros do projeto participaram de uma reunião em que discutiram pormenores sobre a realização de ações relacionadas ao tratamento de animais no Campus do Guamá. De acordo com o levantamento realizado pela equipe de segurança da Prefeitura, atualmente existem cerca de 35 animais em situação de abandono na cidade universitária, dentre cães e gatos.

A previsão é a de que tais animais sejam recolhidos e separados em grupos de 10, que serão levados ao Centro de Zoonoses, onde deverão ser castrados, vermifugados e vacinados (vacina anti-rábica). Inclusive podendo permanecer naquele Centro durante todo o período pós-operatório, ficando sob a responsabilidade da UFPA o fornecimento de coleiras de identificação e anestésico para ser utilizado no procedimento das cirurgias.

Segundo a coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura, alguns fatores implicam em dificuldades para a realização desse trabalho. “Primeiramente o local para a separação desses animais, e também a maneira como a comunidade universitária se posicionará frente a essa ação, uma vez que a carrocinha só poderá recolher esses animais em dias úteis”, afirmam as coordenadoras Lúcia Almeida e Liana Figueira.

“A comunidade precisa estar ciente e informada de tudo o que irá ocorrer durante esse processo. Na palestra desta quinta-feira, será feito o convite aos presentes para se juntarem à causa como voluntários e, assim ajudarem no pré e pós-operatório dos animais”, complementam as representantes da Coordenadoria de Meio Ambiente.

A campanha será ainda oportunidade para divulgar o novo trabalho que a CZZ vem fazendo para tentar desmitificar a idéia de que a melhor saída para evitar situações de abandono é o extermínio dos animais. Devido a isso, o programa prevê que os animais retirados do Campus, após passarem pelo atendimento veterinário, voltem a conviver na UFPA, sem causar nenhum tipo de risco ou transtorno à comunidade universitária. Para garantir o sucesso do trabalho, as ações de conscientização serão desenvolvidas continuamente.

Serviço:

Palestra: “Os animais na Cidade Universitária”
Dia: 04/12/2008
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório do Instituto de Geociências (IG)
Informações através do ramal: 7370 ou e-mail ambiental@ufpa.br

http://www.ufpa.br/ascom/index.php?option=com_content&view=article&id=1645:prefeitura-da-ufpa-coordena-campanha-contra-abandono-de-animais&catid=1:noticias

Nenhum comentário: