segunda-feira, 21 de julho de 2008

Empresa espanhola é proibida de transportar cavalos



A empresa espanhola com o pior histórico de infração às regulamentações de transporte de animais não está mais transportando cavalos depois que a autorização para 5 de seus veículos foi retirada e outros 10 deles foram detidos e multados pelas autoridades.

A empresa transportava animais em excesso e operava caminhões que não dispunham de baias individuais e não faziam paradas de descanso. Essas condições causam intenso sofrimento para os cavalos transportados, que enfrentam o abate no fim da jornada.

Uma vitória para a coalizão “Trate com Cuidado”

As multas são resultantes da recente legislação nacional que penaliza transportadores de animais que não cumprem as regulamentações da União Européia. Essa legislação entrou em vigor depois da pressão da Asociación Nacional para la Defensa de los Animales (ANDA) e da coalizão Trate com Cuidado .

Campanhas da ANDA e da “ Trate com Cuidado ” também encontraram melhorias em outras empresas de transporte, como a implantação de baias individuais nos caminhões.

Porém, as principais mudanças ainda não foram feitas: transportadores continuam superlotando os veículos e mantendo registros enganosos sobre a duração das viagens. Além disso, a parada de descanso após 24 horas, prevista por Lei, não vem sendo respeitada.

Para verificar isso, a ANDA recentemente colaborou com a Animal´s Angels para fiscalizar dois caminhões com destino à Itália. Em um deles, a logística da viagem incluía uma parada de descanso mas, quando questionados, tanto o motorista quanto a sede da companhia admitiram não estar planejada. Outro caminhão, tinha o registro fictício.

Os casos foram reportados às autoridades responsáveis para cumprimento da legislação na Espanha, que tem uma relação amigável com a Animal´s Angels e a ANDA.

Combatendo a crueldade com a lei

A coalizão “ Trate com Cuidado ” clama para que sejam respeitadas as regulamentações do transporte da União Européia na rota de exportação de cavalos Espanha-Itália. Se corretamente aplicadas, tornarão o transporte de cargas vivas pouco proveitoso financeiramente.

Se as regulamentações da União Européia acerca da capacidade de transporte dos caminhões fossem respeitadas, um número máximo de até 19 cavalos seria transportado num caminhão padrão. Atualmente, as companhias forçam 21 cavalos dentro dos veículos, tornando uma situação ruim ainda pior.

A coalizão continuará a trabalhar junto às autoridades espanholas e à União Européia para possibilitar a melhora no cumprimento das regulamentações existentes.

Causando impacto

Após a publicação de um anúncio da coalizão “ Trate com Cuidado ” numa revista espanhola, a ANDA foi convidada a fazer uma apresentação em um fórum público organizado pelas autoridades regionais de agricultura em Zamora, Espanha. O evento é freqüentado por centenas de grandes produtores e negociantes.

Read more about Handle with Care >>

Saiba mais sobre o Transporte de Animais por Longas Distâncias >>


http://www.wspabrasil.org/news0572.html?newsID=572

Nenhum comentário: