segunda-feira, 21 de julho de 2008

Rede de Cooperativas coleta óleo de fritura que, depois, vira biodiesel

O Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) lança hoje às 9h30 o “Cata-Vida - Divisão Óleo” - Rede Solidária das Cooperativas de Materiais Recicláveis de Sorocaba (Coreso), Votorantim (Coopervot), Capão Bonito (Acamar), Itapeva (Coamari), Salto de Pirapora (Coresp), Alumínio (Cooperal), Laranjal Paulista (Corelpa), Pilar do Sul (Comarps), São Miguel Arcanjo (CooperArcanjo), Piedade (Cotmap), Itararé (Nova Esperança) e Guapiara (Núcleo Acamar).

A “Divisão Óleo” da Rede Cata-Vida faz parte da IV Fase do projeto que, em parceria com a Petrobras, visa a verticalização da coleta seletiva, agregando valores aos materiais recicláveis coletados pelos catadores.

Nessa fase, os catadores estão coletando nas residências e geradores coletivos óleo residual de fritura e encaminhando para “Divisão Óleo”, onde é feita a clarificação desse material que, depois de beneficiado, será vendido para as empresas de Biodiesel.

Os 450 catadores da Rede Cata-Vida coletam hoje 10 mil litros de óleo residual de fritura por mês nas residências e estabelecimentos comerciais dos 12 municípios envolvidos.

Ciência pela proteção

O Centro de Proteção de Primatas Brasileiros, órgão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, está sediando em João Pessoa/PB, até amanhã, uma oficina inédita no Brasil reunindo membros do Grupo de Especialistas em Conservação e Reprodução (CBSG), ligados a IUCN, organismo mundial voltado para conservação da natureza e dos recursos naturais, com mais de 7 mil voluntários espalhados em todo mundo.

Trata-se da primeira oficina de trabalho para Análises de Viabilidade Populacional de Primatas Brasileiros Ameaçados de Extinção. O objetivo é realizar uma formatação única para avaliação de quatro espécies nordestinas escolhidas pelo Centro Primatas e aplicar técnicas e programas de conservação como o Vortex. - moderna ferramenta de trabalho do CBSG, utilizada pelo grupo em várias partes do planeta.

Além do seu aspecto analítico e de prognóstico, a oficina vai capacitar primatólogos brasileiros na utilização desse novo programa, ampliando a desenvoltura da técnica de conservação das espécies no país. Foram escolhidas para estudo as seguintes espécies: Chiropotes satanas (cuxiú), Alouatta ululatta (guariba), Callicebus coimbrai (guigó) e Cebus flavius (macaco-prego-dourado).

Parceria

A Fundação Zoobotânica do RS assinou, no dia 16 passado, protocolo de Intenções com a Companhia Riograndense de Mineração (CRM). A parceria tem como objetivo o diagnóstico, a conservação e recuperação do ambiente natural e a realização de ações voltadas para a educação ambiental.

A primeira ação já definida será o apoio da empresa à exposição “Esponjas Marinhas”, mostra temática que estará acontecendo no início do segundo semestre deste ano, sob a coordenação do Museu de Ciências Naturais, órgão executivo da Fundação Zoobotânica.

Agende-se

De 24 a 27 de setembro próximo, acontece em Bento Gonçalves (RS), no Hotel Dall´ Onder, o Fórum Brasileiro de Energia, que pretende debater tecnologias inovadoras, opções renováveis e eficiência energética, com mostra de produtos e serviços. Para maiores informações, visite o site do evento.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=39547

Nenhum comentário: