sábado, 16 de agosto de 2008

Animais somem de circo em Brasília

Policiais haviam ido ao local apreender os bichos


16/08/2008 - 12:24 - A Polícia Civil do Distrito Federal voltou na manhã deste sábado (16) a um circo que está na cidade para recolher mais uma vez animais que, de acordo com denúncias, são maltratados. Quando os agentes chegaram ao local, no entanto, os bichos haviam sumido.

Os animais já haviam sido recolhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última terça-feira (12), mas a Justiça permitiu que os bichos voltassem ao circo.

Neste sábado, os policiais foram ao local para cumprir novo mandado de apreensão, concedido pela terceira Vara Criminal de Brasília. A decisão judicial determinou a retirada dos bichos por risco à segurança.

A polícia esperava encontrar cinco elefantes, duas girafas, um hipopótamo, uma zebra, dois camelos e vários pôneis. Quando chegaram, receberam a informação de que foi vista uma carreta transportando animais na rodovia que liga Brasília a Goiânia - e nenhum animal no circo.

O circo confirma que os animais foram retirados da cidade. Sem eles, os espetáculos, que estavam interrompidos, podem continuar.

O dono, Augusto Stevanovich, apresentou laudos que comprovariam não haver maus tratos aos animais: um, do zoológico de Brasília; o outro, do Ministério Público.

Ele contesta outro laudo recente que mostra que os chimpanzés são castrados.

Segundo Stevanovich, os macacos já vieram assim, além de terem chegado sem dentes do laboratório holandês de onde foram comprados. Mesmo o elefante, de acordo com o dono, já teria chegado ao circo sem as presas.

http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.asp?224406


Nenhum comentário: