sábado, 16 de agosto de 2008

Campanha Anti-Rábica começa hoje; 40 postos em Marília

Neste sábado tem início a 32ª Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal no município de Marília. Para o primeiro dia de campanha, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará 40 postos destinados à vacinação de cães e gatos da zona norte, leste e distritos, das 7h às 17h. No dia 23, outros 40 postos vacinarão os animais da zona sul e oeste. O rescaldo será realizado no dia 20 de setembro.

A Secretaria deverá ter como parceiro o curso de medicina veterinária da Unimar (Universidade de Marília). Dos 250 profissionais que atuarão na campanha, cerca de 130 estudantes deverão atuar na parte operacional, aplicando as vacinas.

A campanha é voltada a cães e gatos acima de três meses, não tendo outras restrições. “Não importa se é animal fêmea que está amamentando ou então prenhe. Todos os animais devem ser vacinados obrigatoriamente todos os anos. E se o animal tomou a primeira dose há pouco tempo, deve reforçar agora na campanha”, informou o coordenador da Campanha Anti-rábica, Lupércio Garrido Neto.

O coordenador chama atenção principalmente dos proprietários de gatos. “Percebemos que através dos anos o número de incidência da doença em cães tem caído de maneira intensa. De centenas de casos, passamos para um ou dois casos em cães, e isso se deve à vacinação. Porém, os gatos não tem sido muito vacinados. É preciso lembrar que a vacina no animal também protege a família. A raiva não tem cura, somente prevenção”, alerta.

Para que a segurança seja mantida na campanha, Garrido pede aos proprietários dos animais que os levem com coleira e guia para passeio, e se for agressivo, com focinheira. Também deve ser conduzido por pessoas que possam conte-los, evitando assim brigas e acidentes de trânsito.

Estima-se que sejam vacinados cerca de 40 mil animais, porém não se pode precisar o número de cães e gatos vacinados em clínicas particulares ou postos. E determinar este dado é um dos objetivos do trabalho inédito do censo que está sendo realizado para contabilizar a população de cães e gatos em Marília, iniciado no mês de julho com previsão para ser concluído em setembro.

Agentes de saúde estão percorrendo as residências e, além de levantarem as informações sobre a aplicação de vacinas, colhem dados sobre a população animal e a castração.

http://www.diariodemarilia.com.br/site/ver_noticia.aspx?CodNoticia=17940

Nenhum comentário: