quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Baleia encontrada morta em praia de Aracaju (SE)

Paulo Rolemberg
Especial para o UOL
Em Aracaju

Banhistas que freqüentam a praia de Atalaia, em Aracaju (SE), tomaram um susto na manhã desta quarta-feira. Uma baleia, da espécie jubarte, medindo cerca de 8,57m de comprimento foi encontrada morta nas areias da praia. Em avançado estado de decomposição, o animal exalava um forte cheiro.

O biólogo do Instituto de Mamíferos Aquáticos e soldado do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Farias, que esteve no local, disse que, possivelmente, o animal está morto há no mínimo três dias e que não poderia identificar a causa mortis da baleia. No corpo da baleia existiam marcas de mordida de tubarão, porém o biólogo diz acreditar que as mesmas podem ter sido desferidas após a morte do animal.
  • Portal Infonet

    No corpo da baleia existiam marcas de mordida de tubarão, porém o biólogo diz acreditar que as mesmas podem ter sido desferidas após a morte do animal.


Para o biólogo, a baleia pode ter se desgarrado do grupo de baleias que migrava do Pólo Norte para o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, para reprodução. Os técnicos farão um exame em órgãos do mamifero para descobrir a causa da morte. O corpo do animal será enterrado nos próximos dias em outra praia de Sergipe.

Baleias na costa sergipana
Em 30 de julho passado, um grupo de amigos que estava pescando a cerca de dois quilômetros da costa sergipana se deparou com cinco baleias. Depois do encontro, duas continuaram seguindo a lancha.

"Tivemos a grata surpresa de ter elas nos acompanhando durante um bom tempo. A proximidade era tanta que deu até para eu tocar a cabeça de uma delas", relatou o empresário Alberto Garcez, que estava acompanhado pelo também empresário Ricardo Sá, o promotor Eduardo d'Ávila e o professor Décio Burle.

Segundo o veterinário do Instituto Mamíferos Aquáticos de Sergipe (IMA/SE), Ernesto Foppel, nesta época do ano é comum a aparição de baleias Jubarte em nossas águas. No geral são baleias que podem medir até 12 metros de comprimento e pesar 16 toneladas, algumas acompanhadas por filhotes de dois, três dias de vida. No ano passado, aconteceram três encalhes de baleia em Sergipe.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/08/13/ult5772u552.jhtm

Nenhum comentário: