quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Pingüins cobertos de petróleo preocupam ambientalistas no Uruguai

da Ansa, em Montevidéu

Dezenas de pingüins com suas plumagens cobertas de petróleo chegaram à costa leste uruguaia nesse final de semana. Ainda não há informação oficial sobre derramamento em águas do Oceano Atlântico.

Desde o dia 27 de julho aparecem exemplares nas costas de Punta del Este, a 135 km de Montevidéu, segundo integrantes da Sociedade para a Conservação da Biodiversidade, que trabalha na recuperação da fauna marinha afetada por derramamento de óleo.

Lourdes Casas, presidente da ONG, disse que foi criada uma base de operações na Praia Mansa, onde se está tratando cerca de 50 pingüins.

Ela afirmou que estes se somam a mais de 80 que ainda se encontram em recuperação depois de derramamento de óleo combustível provocado pela colisão do barco de bandeira grega Syros com o maltês Sea Bird, no dia 4 de julho em águas do Rio da Prata.

Casas indicou que a aparição dos animais cobertos de petróleo se deve a presença de alguma mancha de hidrocarbonetos na zona. Alguns navios estiveram realizando tarefas de limpeza de tanques e porões em águas próximas a Punta del Este, de acordo com a imprensa do Uruguai.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u432897.shtml

Nenhum comentário: