terça-feira, 26 de agosto de 2008

Estudantes da rede estadual de São Paulo vão aprender que “nossas matas e animais ainda têm futuro”

A jornalista Elizabeth Oliveira assina o livro “Biodiversidade no Brasil – Nossas matas e animais ainda têm futuro”, lançado recentemente pelas editoras Albatroz, Loqüi e Terceiro Nome dentro da coleção Repórter Especial.

Essa primeira edição foi adquirida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para distribuição gratuita nas escolas da rede pública estadual. “O que mais me deixou feliz foi saber que o resultado deste trabalho contribuirá como fonte de pesquisa para estudantes e será usado como ferramenta pedagógica, já que foi escrito em linguagem muito simples, uma das características desta coleção”, disse Elizabeth a AmbienteBrasil.

Segundo ela, a proposta do livro é de mostrar que existem no país iniciativas positivas de conservação e uso sustentável da biodiversidade, “sendo desenvolvidas com muita determinação por ONGs, universidades, institutos de pesquisa, entre outros segmentos”.

“Esse movimento, que vai na contramão da onda de destruição do patrimônio natural brasileiro, nem sempre encontra espaços suficientes na mídia, onde, em geral, as notícias negativas envolvendo questões ambientais são as que aparecem com maior destaque”, diz Elizabeth.

Na visão da jornalista, a publicação é, acima de tudo, uma demonstração de crença na capacidade de mobilização da sociedade brasileira para lutar pela proteção desse patrimônio tão grandioso e cada vez mais ameaçado por inúmeras pressões econômicas e sociais. “Espero que saiam outras edições, futuramente, para que o público em geral e, não somente os estudantes paulistas, tenham acesso a este conteúdo”.

Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal

O Serviço Florestal Brasileiro vai ouvir a população sobre a minuta do decreto que vai regulamentar o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF). As sugestões e contribuições para o aprimoramento do documento podem ser envidas para o email fomento@florestal.gov.br até 19 de setembro.

A população poderá opinar sobre as diretrizes que vão regulamentar o FNDF, como a forma de aplicação dos recursos, mecanismos de planejamento anual dos investimentos e de avaliação dos resultados obtidos e também sobre participação da sociedade em sua gestão.

As sugestões recebidas serão sistematizadas e levadas à Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP) para aprimoramento na próxima reunião técnica com o Serviço Florestal, nos dias 23 e 24 de setembro.

Para saber mais sobre o FNDF e ter acesso à minuta do decreto que o regulamenta, clique aqui.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40274

Nenhum comentário: