domingo, 1 de março de 2009

Adoção de animais

Crédito: Getty Images

Por Pilar Magnavita

Nascido em Bagdá, há pouco mais de um ano, Ratchet era apenas um filhotinho vira-lata, preto e de olhos tristes, que catava lixo e vivia em meio aos mortos da Guerra do Iraque. Numa de suas andanças nas áreas de conflito, em busca de comida, viu-se preso entre labaredas de fogo que cercava a pilha de dejetos que fuçava. Assustado e confuso, Ratchet estava prestes a testemunhar, pela primeira vez, um gesto de amor vindo, justamente, das frontes inimigas. A militar norte-americana Gwen Beberg, que passava pelo local, avistou o filhote lutando para se salvar do incêndio e resolveu ajudar o cãozinho. O que Ratchet não sabia era que Gwen não só o resgatava do fogo, mas de toda miséria que conheceu até então. Entre os dois, um laço forte de amizade foi criado durante o ano que passaram juntos na guerra e o que aconteceria depois seria a luta vitoriosa de Gwen contra as leis das Forças Armadas Americanas para levar Ratchet, o cãozinho iraquiano, para seu lar em Minnesota.


Nem todas as histórias de adoção são tão notórias quanto a de Ratchet, que recentemente ganhou páginas de jornais no mundo inteiro. No entanto, o que todas têm em comum é a compaixão e respeito pelos animais por parte de quem adota. A maioria de cães e gatos sem lar é de vira-latas. São animais que precisam ser vermifugados, vacinados e tratados para curar doenças adquiridas nas ruas ou em abrigos superpovoados.

De acordo com a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), muitos animais são comprados por impulso e depois abandonados ou deixados no abrigo por motivos como mudança de endereço, gravidez das responsáveis por eles, crias indesejadas, orientação médica, separação de casal ou mesmo desemprego. De acordo com os funcionários do local, no entanto, alguns donos simplesmente se cansam e levam seus cães para o abrigo dizendo ter acabado de salvar os animais das ruas. Assim que deixam o lugar, os bichinhos uivam e choram pela volta daquele que acreditavam ser seu dono. Alguns deles, segundo a Suipa, deixam de comer e morrem de tristeza.

Fundada em 1943, no Rio de Janeiro, a entidade abriga hoje cerca de nove mil cães e 700 felinos, que são postos para adoção, depois de serem tratados e esterilizados, quando atingem idade adulta. E foi na Suipa que Lua, uma gatinha vira-lata tigrada, conheceu seus donos antes mesmo de dar entrada no abrigo, com um mês de idade. "Minha filha, que tinha 14 anos na época, foi com o pai dela até o local", relata a jornalista Mônica Crespo, de 51 anos. "Nem cogitamos a idéia de comprar um bichinho, até porque eu havia concordado, depois de muita insistência, que ela poderia ter um. Isso foi em 96 e lembro muito bem de não ter gostado muito da idéia de ter um gato em casa", confessa.

Cuidados ao adotar
Os dez mandamentos da adoção de cães e gatos

- Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

- Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

- Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida - tamanho, peculiaridades, espaço físico.

- Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

- Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

- Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

- Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

- Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

- Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

- Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

*ONG Arca Brasil


http://msn.bolsademulher.com/indique/r/mundomelhor/materia/adocao_de_animais/52122/1

Nenhum comentário: