segunda-feira, 29 de junho de 2009
VICTÓRIA PRECISA DE AJUDA- ARAPONGAS-PR
QUEM QUISER AJUDAR, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DA COMUNIDADE NO ORKUT FEITA PARA A VICTÓRIA:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91223667
DO TEL:
(43) 8409 2915 - PATHY
OU PELO EMAIL:
pathysaran@hotmail.com
QUALQUER TIPO DE AJUDA É BEM VINDA!!
sábado, 27 de junho de 2009
Um novo tipo de nuvem?
A nova Asperatus, que possui aspecto de um manto escuro e ondulado, ainda não foi reconhecida internacionalmente
(16 de junho de 2009)
Membros da Royal Meterological Society, no Reino Unido, identificaram um novo tipo de nuvem que recebeu a denominação Asperatus ("Áspero" na tradução do latim). Os cientistas informaram que a nova massa de vapor registrada possui o aspecto de um manto escuro e ondulado.
A Royal Meterological Society está tratando para que a Asperatus seja reconhecida internacionalmente e incluída pela Organização Meteorológica Internacional na lista de nuvens. Se for aceita, será a primeira variedade a ser classificada desde 1953.
Segundo Gavin Pretor-Pinney, fundador da sociedade, observar uma Asperatus é como ver de baixo a superfície de um mar agitado. Acredita-se que este tipo de nuvem se forma pela mistura de duas massas de ar - uma muito quente e úmida e outra muito fria -, desenvolvendo-se no limite de ambas. Alguns especialistas também sustentam que este tipo de massa de ar seria o resultado de uma turbulência no "ventre" de uma nuvem de tormenta.
Existem dez tipos de formações de nuvens conhecidos. Entre eles, estão a tradicional Cumulus (Cu), que geralmente é vista em dias de tempo bom, e a Cumulonimbus (Cb), temida pela aviação aérea por ser instável em seu interior. As Cumulonimbus atingem a temperatura de -75°C em seu topo e podem ter entre 10 e 20 km de altura.
Fonte: Terra.com.br
sexta-feira, 26 de junho de 2009
BELÉM
Dezessete filhotes - 10 cães e 7 gatos - serão colocados para adoção. Para adquirir um desses animais é necessário ser maior de 18 anos, apresentar xerox da carteira de identidade e comprovante de residência. Também no domingo e no mesmo horário, uma outra equipe do CCZ estará na Praça Batista Campos promovendo a vacinação anti-rábica.
http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=421766
1º Fórum de Bem Estar Animal acontece neste sábado Nova Friburgo
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove, amanhã, 27, das 9h às 16h, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na praça do Suspiro, o 1º Fórum de Bem Estar Animal. O evento tem como objetivo promover um grande debate sobre a qualidade de vida dos animais. Segundo teoria desenvolvida pelo professor John Webster, para o `Bem estar animal`, é necessário que o animal viva, isento de fome, sede, desconforto, dor, lesões, doenças, medo, aflição e que ainda tenha liberdade para expressar os seus comportamentos normais.
Segundo Carla Freire, funcionária da secretaria municipal de Meio Ambiente e organizadora do evento, “o Fórum será o espaço ideal para a elaboração de um projeto de lei que visa criar a Coordenadoria de Bem Estar Animal em Nova Friburgo, através de discussão democrática entre comunidade, ongs e entidades afins”.
A abertura do Fórum está prevista para as 9 horas, com a exposição de um vídeo de sensibilização. Em seguida, serão apresentados os convidados que comporão a mesa. Às 9h30, o secretário municipal de Meio Ambiente, o engenheiro Ivison Soares Macedo, irá proferir palestra. Às 10h, o advogado especialista em Legislação, do Rio de Janeiro, Daniel Braga Lourenço, falará sobre o tema `Direito à vida`. Em seguida, haverá um grande debate, com um mediador organizando as perguntas e sugestões da platéia, sobre os temas apresentados.
O horário das 12h às 13h30 está reservado para almoço. O Fórum retorna com a apresentação de ongs, inscritas antecipadamente. Às 14h, o 1º Fórum de Bem Estar Animal de Nova Friburgo receberá a palestrante Maria da Graça Dutra, coordenadora do projeto Bem Estar Animal de Florianópolis/SC, que falará sobre: controle populacional, guarda responsável e causas e conquências de abandonos. Maria da Graça é formada em História e Geografia, trabalhou como voluntária na Fundação Altarriba Amigos dos Animais, em Barcelona, e tornou-se delegada da mesma instituição no Brasil.
Após a palestra de Maria da Graça, haverá um tempo para que os participantes tirem suas dúvidas ou dêem sugestões e, às 15h30, encerrando o evento, está prevista discussão sobre a importância do projeto de lei para a criação da Coordenadoria de Bem Estar Animal de Nova Friburgo. O evento é gratuito.
http://www.friweb.com.br/exitofriweb/noticia1771-nova+friburgo+1%C2%BA+f%C3%B3rum+de+bem+estar+animal+acontece+neste+s%C3%A1bado.htmlGreenpeace protesta contra Hewlett-Packard em Pequim
Vestidos com uniformes protetores, luvas e máscaras, ativistas do Greenpeace foram à sede local da HP, na região comercial de Guomao, carregando computadores e cartazes nos quais se lia "HP: Produtos Prejudiciais".
"É uma vergonha que a HP, líder mundial de vendas, continue lançando produtos perigosos no mercado, apesar dos protestos feitos há alguns anos", disse Jamie Choi, diretora de campanha do Greenpeace.
"É irresponsável vender algo que prejudica o ambiente e a saúde do ser humano", observou.
Segundo o Greenpeace, em 2007, a HP prometeu deixar de utilizar cloreto de polivinila (PVC) e os retardantes brominados de chama (BFRs) em seus produtos antes do fim de 2009. No entanto, recentemente, a companhia anunciou que adiava esta decisão para 2011.
O PVC é um dos plásticos mais prejudiciais ao ambiente e pode formar dioxinas, uma substância cancerígena.
O Greenpeace apontou que outras multinacionais como Apple, Dell, Lenovo e Acer acabaram completamente com o uso de BFRs e quase totalmente com o do PVC. Em abril, a organização mapeou, por meio de um ranking, as fabricantes cujos produtos são prejudiciais à saúde e ao ambiente. (Fonte: Folha Online)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46500
Onça que escapou de cheia no AM é adotada por zoológico em MG
Janaína foi transportada de lancha até a cidade de Tefé (AM), onde recebeu cuidados veterinários. De lá, foi de balsa até Manaus, de avião até Brasília e de furgão até Minas Gerais.
Apenas peixes - A onça era criada por um ribeirinho dentro da reserva de Mamirauá. Com cinco anos e pesando apenas 35 quilos – para um animal de sua idade, o ideal seria ter entre 50 e 60 quilos –, ela era alimentada com peixes.
A história contada pelos moradores da comunidade de Bate Papo, onde Janaína vivia, era de que ela havia sido abandonada pela mãe. Quando tinha cerca de seis meses de idade, foi enjaulada em um caixote de madeira e ficou lá até o último domingo (31), quando foi resgatada.
Animal arredio - Segundo o Instituto Mamirauá, que ajuda o governo a cuidar da reserva, a única pessoa que conseguia se aproximar da onça era seu dono, que faleceu em agosto de 2008. Como o animal era arredio, o pai do proprietário resolveu entregá-lo ao Ibama.
O resgate foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas, com autorização do Ibama e apoio do Instituto Mamirauá e das Forças Armadas. Para o transporte do animal, os institutos vão contar com a ajuda da ONG NEX, especializada na conservação de felinos. (Fonte: Iberê Thenório/ Globo Amazônia)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46511
Impasse ameaça comissão que controla caça a baleias
Os países-membros não foram capazes de cumprir o prazo para encerrar a disputa durante a reunião anual da CBI, que ocorreu nesta semana em Portugal, disse William Hogarth.
Os delegados concordaram em manter as negociações por mais um ano, e Hogarth afirmou que um acordo é "extremamente crítico" para o futuro da CBI.
"Só temos mais um ano", disse ele. "Se não, então teremos terminado e precisaremos olhar para como a CBI funcionará no futuro".
Tentar encontrar um ponto comum entre os países que querem continuar matando baleias e os que dizem que as caçadas têm de parar tem sido "extremamente difícil", afirmou. Ele descreveu a CBI, que chefia há três anos, como "um grupo disfuncional".
O impasse perdura desde que uma proibição à caça de baleias para fins comerciais entrou em vigor, em 1986. O Japão continuou a matar os cetáceos, sob uma cláusula do acordo que permite a caça para fins científicos. Ambientalistas dizem que a caçada japonesa é de fato comercial, e a ciência é apenas usada como pretexto. O programa japonês abate cerca de mil animais a cada ano.
Islândia e Noruega também caçam baleias, simplesmente ignorando a regra da CBI. Estados Unidos, Austrália e União Europeia querem que a caçada pare de vez, ou que ao menos seja severamente reduzida.
Uma maioria de três quartos dos 85 países que compõem a CBI é necessária para que haja mudanças significativas na convenção que regula a caça às baleias. O japão conta com o apoio dos países com quem mantém estreitos laços diplomáticos e econômicos, o que deixa a CBI dividida.
A CBI é a única instituição global concebida especialmente para administrar os estoques de baleias nos mares. Foi criada em 1949, por países com tradição na indústria baleeira.
A porta-voz do grupo ambientalista WWF, Sue Lieberman, disse que o impasse em torno da caça vem impedindo que a CBI discuta questões mais atuais, como o risco que as baleias enfrentam por causa da poluição sonora e química das águas, causada por navios e submarinos, e a mudança climática.
Os países que defendem a caça dizem que algumas espécies de baleias são abundantes o bastante para serem caçadas de forma controlada. (Fonte: Estadão Online)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46508
Macacos de minizoo de Porto Alegre ganham ponte de cordas para brincar
Ainda segundo a prefeitura, a ponte foi confeccionada pela Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o minizoo. São 11 metros de ponte, que liga um lado ao outro da jaula. (Fonte: G1)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46505
30% dos tubarões de mar aberto estão 'ameaçadas de extinção'
A ameaça vem principalmente da pesca excessiva, de acordo com os técnicos. Segundo eles, os tubarões são "profundamente vulneráveis" a essa prática porque leva muitos anos para que várias espécies atinjam a maturidade e há relativamente poucos animais jovens.
"E, apesar das crescentes ameaças, os tubarões continuam virtualmente desprotegidos no alto mar", disse Sonja Fordham, vice-diretora do Grupo Especializado em Tubarões. "Nós documentamos sério caso de pesca excessiva destas espécies tanto em águas nacionais quanto internacionais. Isto demonstra uma clara necessidade de ação imediata em escala global."
'Ação demorada' - A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) reconheceu a ameaça potencial aos tubarões há mais de uma década, quando lançou um plano de ação para a conservação dos animais em 1999.
Mas "o pedido para melhoria dos dados de pesca por parte dos países-membros (...) vem sendo dolorosamente lento e simplesmente inadequado", disse este estudo da IUCN.
Vários tubarões de alto mar acabam sendo pegos por redes de pesca de atum e peixe-espada.
Embora alguns acabem acidentalmente presos em redes, eles estão sendo cada vez mais procurados para a extração da carne, dentes e óleo de fígado e, por causa da alta demanda na Ásia por suas barbatanas.
Barbatanas - A lista da IUCN inclui duas espécies de tubarão-martelo, que costumam ter suas barbatanas retiradas antes de serem jogados de volta no mar.
"Os tubarões-martelo são um caso especial porque eles têm barbatanas de qualidade muito alta mas carne de qualidade baixa", disse Sonja Fordham, vice-diretora do Grupo Especializado em Tubarões. "A proibição da União Europeia da extração das barbatanas é uma das mais fracas do mundo."
"A melhor forma de colocar esta proibição em prática é proibir a remoção das barbatanas no mar. Mas, pela União Europeia, você pode retirá-las desde que as barbatanas trazidas para terra pesem menos de 5% do peso do animal."
"A IUCN estima que, por esta norma, pode-se tirar as barbatanas e jogar fora de dois a três tubarões para cada tubarão mantido", disse Fordham.
Até o final deste ano, o Grupo Especializado em Tubarões vai publicar um relatório completo com a situação de todas as 400 espécies de tubarões, e parentes próximos entre arraias. (Fonte: Estadão Online)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46498
sábado, 20 de junho de 2009
WWF diz que golfinho do Mekong corre risco de extinção
A organização afirma que o alto nível de pesticida registrado a partir de 2003 nas águas do Mekong reduziu a população dos golfinhos de 76 para 64 indivíduos no rio.
A WWF disse que investiga como os pesticidas chegaram ao Mekong, rio que atravessa Camboja, Laos, Myanmar, Tailândia, Vietnã e a província chinesa de Yunnan.
O golfinho do rio Mekong integra a lista das espécies em perigo de extinção da WWF desde 2004. (Fonte: Yahoo!)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46349
Gol é condenada por maltratar animais durante voo
Cintia Leisgold viajou de São Paulo ao Rio de Janeiro com um gato e um cachorro. No momento do embarque, porém, ela foi avisada de que o voo partiria de outro aeroporto e que os animais seriam transportados para o novo local junto com as bagagens. Na chegada ao Rio, percebeu que os animais estavam estressados, desidratados e com o batimento cardíaco acelerado.
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/06/18/e180617536.asp
Neta de Che Guevara posa seminua em campanha pelos animais
A foto, feita na Argentina, defende a revolução vegetariana, e será exibida em comerciais a partir de outubro. Até mesmo a boina militar que Che usava entrou para o ensaio.
http://www.vooz.com.br/noticias/neta-de-che-guevara-posa-seminua-em-campanha-pelos-animais-6986.html
Ibama desmonta 'açougue' de animais silvestres no Acre - 02/06/09
Estabelecimento vendia carnes de veado e porco do mato.
Dono local fugiu no momento do flagrante.
Do Globo Amazônia, em São Paulo
Picanha, maminha ou alcatra eram carnes estranhas em um açougue improvisado de Cruzeiro do Sul, no Acre. Em vez dessas carnes, o dono do local oferecia cortes de veado e porco do mato, caçados nas matas da região.
O crime foi descoberto pelo Ibama nesta segunda-feira (1º). Por meio de um telefonema anônimo, os fiscais chegaram até o local, onde apreenderam 47 quilos de carne de animais silvestres. Também foram confiscadas duas balanças e R$ 300 em dinheiro, provenientes da venda dos animais. (Foto: Márcio Lima/Ibama-AC)
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1179789-16052,00-IBAMA+DESMONTA+ACOUGUE+DE+ANIMAIS+SILVESTRES+NO+ACRE.htmlsexta-feira, 19 de junho de 2009
Moradores encontram sete cães mortos em Pelotas
Animais foram recolhidos pela Central de Zoonoses.
Sete cães foram encontrados mortos em uma estrada de Pelotas (RS), na manhã desta sexta-feira (19). A suspeita da Central de Zoonoses da prefeitura é de que os animais tenham sido envenenados.
Pelas estradas da região, vizinhos se multiplicavam, uns a pé e outros a cavalo, na busca de mais animais. Na propriedade de Marcos Vinicius Duarte Silva, 40 anos, a morte da cadela Baia deixou sete filhotes órfãos (quatro machos e três fêmeas). Os bichinhos nasceram semana passada.
"Um vizinho disse que tem uma cadela da raça pit bull com gravidez piscológica. Quem sabe ela acaba adotando os filhotes", afirmou Silva.
Uma equipe de Central de Zoonoses da Prefeitura de Pelotas recolheu os cachorros mortos. Os animais foram levados para o laboratório de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde serão feitas as necropsias para apurar as causas da morte. Os resultados devem ser revelados em sete dias.
O Batalhão de Polícia Ambiental esteve no local, mas a investigação do caso será feita pela Polícia Civil.
Blitz em loja no Centro apreende aves exóticas vendidas ilegalmente
Foram apreendidas, nesta sexta-feira, por agentes da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio, 13 aves silvestres que estavam sendo vendidas, ilegalmente, em uma loja na Rua do Teatro, número 23, no Centro do Rio. A comissão também flagrou medicamentos fora da validade, e um papagaio morto dentro de uma geladeira.
Os fiscais informaram que o estabelecimento estava em péssimas condições de higiene, e com problemas na estrutura e na conservação. Os agentes chegaram ao local por meio de denúncia anônima. O proprietário, identificado como Geraldo Eloi, não forneceu a documentação necessária, e vai responder a processo por maus tratos e venda ilegal de animais silvestres.
Os animais apreendidos incluem 12 faisões exóticos, das espécies dourado e prata, e uma ave semelhante a uma calopsita. Eles foram encaminhados ao zoológico do Rio.
Cidade chinesa anuncia política de um só cão de estimação
Autoridades de Guangzhou, na China, anunciaram que levarão a cabo a partir do mês que vem uma "política de um só cão de estimação" para tentar reduzir o número de vira-latas nas ruas da cidade.
Pelas novas regras, os donos que tiverem mais de um cão terão de escolher qual deles manterão. Se não conseguirem encontrar um lar para os outros animais, eles serão sacrificados, afirmaram as autoridades.
Guangzhou, na província de Guangdong, tem desfrutado nos últimos anos de fartos recursos provenientes do forte ritmo de crescimento da economia chinesa.
Ter um animal de estimação, algo que durante a era de Mao Tse Tung era considerado "pequeno-burguês" e decadente, passou a atrair famílias que pela primeira vez se tornaram proprietárias de animais.
O problema é que, segundo o correspondente da BBC em Xangai, Chris Hogg, muitas vezes os donos não se preocupam em castrar os animais ou se cansam deles, fazendo com que os cães acabem nas ruas. O correspondente disse que a província tem um problema sério de raiva - doença que mata milhares de pessoas em todo o país.
No início deste mês, uma cidade na província de Shaanxi, no norte da China, ordenou o sacrifício de todos os cães em áreas afetadas pela raiva, que havia matado 12 pessoas pouco antes. Mais de 36 mil animais foram mortos.
Iniciativa semelhante gerou uma onda de protestos em Pequim três anos atrás, quando cerca de 30 mil cães foram removidos das ruas da cidade.
Em Guangzhou, contou o correspondente da BBC, os donos de animais estão agora buscando brechas na legislação que os permitam manter seus cães - ou esperando que, após os primeiros momentos da "política de um só cão", as autoridades simplesmente se cansem de fazer cumprir a lei.
Defensores dos animais criticam Obama por "execução" de mosca
"Em resumo, nossa posição é: Obama não é Buda, ele é um ser humano, e os seres humanos têm um longo caminho a percorrer até que consigam pensar antes de agir", afirma um comunicado no blog do PETA, associação que defende o "tratamento ético com os animais".
O grupo pede que o chefe último das forças militares do mais poderoso país do mundo mostre um pouco mais de compaixão até com "o menos simpático dos animais".
O grupo enviou ao presidente uma armadilha que captura as moscas e permite que elas sejam liberadas em campo aberto. "Acreditamos que as pessoas deveriam mostrar compaixão por todos os animais", explicou o porta-voz do PETA, Bruce Freidrich.
A "execução" da mosca aconteceu durante uma entrevista com um jornalista da CNBC. Obama foi interrompido algumas vezes pelo inseto e, visivelmente incomodado, deu um tapa na mosca quando ela pousou em sua mão. A equipe técnica de gravação chegou a aplaudir o presidente.
Obama brincou com o jornalista e disse que o ato foi "impressionante". Em seguida, retirou o "corpo" morto no chão com um guardanapo.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/06/18/ult1859u1121.jhtm
Mãe é quem cria
Assim que chegou a um centro de resgate para aves de rapina, em Cornualha, no Reino Unido, a bebê coruja Bramble tratou de encontrar uma nova mãe. E a escolha foi bem incomum: a cadela Sophie, da raça cocker spaniel.
Aos três anos, Sophie usa seu instinto maternal para cuidar da corujinha, que, segundo o jornal “The Sun”, ganha até banhos à base de lambidas.
A ave parece ter gostado tanto do tratamento que passou a voar até a casa principal do centro, onde vive Sophie, para a sua higiene diária, digamos.
“Quando Bramble chegou ela não tinha penas, e teve que ficar confinada dentro de casa. No primeiro dia, Bramble encostou no sofá onde Sophie estava, e a cadela a limpou. A partir de então, elas se tornaram inseparáveis”, afirma Sharon Bindon, que dirige o centro.
http://colunas.globorural.globo.com/bloggloborural/2009/06/15/mae-e-quem-cria/quarta-feira, 17 de junho de 2009
Pele artificial substituirá animais nos testes de cosméticos
Pele de animais
Antes de serem postos no mercado, produtos como cremes de beleza, sabonetes, detergentes, medicamentos e até curativos precisam ser avaliados para se ter certeza de que eles são compatíveis com a pele humana ou se suas fórmulas poderão causar alergias e irritações.
Hoje esses produtos são inicialmente testados em animais, antes de serem avaliados na pele de voluntários. É certo que seria muito mais seguro para todos se eles pudessem ser testados em modelos sintéticos que reproduzissem mais adequadamente a textura, a consistência e a composição da pele humana.
Fabricação de peles artificiais
Isto agora está mais perto de se tornar realidade, graças a um sistema totalmente automatizado para a fabricação de peles artificiais de dupla camada.
Atualmente as empresas conseguem produzir apenas peles artificiais formadas por um único tipo de célula e esta produção é extremamente reduzida e cara. A oferta mundial não supera as 2.000 unidades de minúsculas peças de pele artificial por mês.
"Graças ao desenvolvimento de nosso instituto, os pesquisadores agora têm acesso a um modelo de pele que consiste de duas camadas com diferentes tipos de células. Isto nos dá uma cópia quase perfeita da pele humana, de um tipo que dá mais informações do que qualquer outro disponível no mercado," diz o pesquisador Jörg Saxler, do Fraunhofer Institute, na Alemanha.
Linha de produção automatizada
Além de permitir a fabricação de produtos de beleza mais seguros e eficazes, o novo método de fabricação de pele artificial deverá diminuir a necessidade de experiências com animais, que vêm enfrentando críticas crescentes por parte da sociedade.
A técnica de criação da pele artificial de dupla camada já era dominada e havia sido testada com sucesso. Contudo, seu processo de fabricação é extremamente complexo, o que inviabilizava sua execução em escala industrial.
Esse processo agora foi totalmente automatizado e robotizado, tornando o processo contínuo, do isolamento das amostras de tecidos que serão cultivados até a embalagem das peles artificiais totalmente prontas.
Pele para transplantes
Mas as indústrias cosméticas e farmacêuticas não são as únicas interessadas na nova linha de produção automatizada de pele artificial. Na medicina dos transplantes, os cirurgiões têm constante necessidade de tecidos saudáveis para substituir partes da pele destruídas por queimaduras ou em cirurgias plásticas.
As peles artificiais produzidas pelo novo equipamento ainda não são adequadas para os transplantes porque elas não possuem um sistema de vascularização, por meio do qual o sangue possa chegar às diversas partes do tecido.
Mas os engenheiros já estão trabalhando em um modelo integral da pele humana que deverá incluir até mesmo os vasos sanguíneos. Ainda não há previsão sobre a disponibilidade dessa nova tecnologia.
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=pele-artificial-substituira-animais-testes-cosmeticos&id=4208Dono de Pit-Bulls é condenado pela fuga dos cães, que tentaram atacar pedestres
Por omissão na guarda de animais perigosos, homem foi condenado pela fuga de seus dois cães da raça Pit-Bull que tentaram atacar duas pessoas em via pública. As vítimas conseguiram escapar do ataque porque subiram em uma árvore.
A Turma Recursal Criminal dos Juizados Especiais do Estado confirmaram a condenação de 10 dias de prisão simples, em regime aberto, imposta ao proprietário dos cachorros. A pena foi substituída por pagamento de multa no valor de um salário mínimo.
A Juíza-relatora do recurso do réu, Laís Ethel Corrêa Pias, salientou que o recorrente não guardou com a devida cautela animais perigosos pela sua agressividade. O delito, frisou, está previsto no art. 31, caput, da Lei de Contravenções Penais.
Conforme a magistrada, para a condenação do réu é necessária a prova da potencialidade lesiva do animal. Nesse ponto, destacou ser de conhecimento público e notório a agressividade dos cães da raça Pit-Bull. “Também não se exige a demonstração do dano efetivo causado pelos animais perigosos, mas apenas a probabilidade concreta de dano, caso esse venham a se soltar.”
Considerou que os dois Pit-Bull foram presos inadequadamente. O fato permitiu que eles se soltassem e atacassem pessoas que transitavam em via pública. “Permitindo a ocorrência de risco pessoal às duas vítimas.” Os dois homens correram e subiram em uma árvore, conseguindo escapar das mordidas dos cães.
Para a magistrada, ao contrário do afirmado pela defesa, o réu sabia que a corrente que prendia os cães era muito fraca. Ele admitiu que os animais já tinham se soltado, atacado e matado o cachorro de uma das vítimas. Para a magistrada, o recorrente agiu sem a devida diligência, ficando bem caracterizado o delito de omissão de cautela na guarda de animais violentos.
O fato de não ter ocorrido qualquer dano físico às vítimas, frisou, não descaracteriza o delito praticado pelo réu segundo a Lei das Contravenções Penais. A meta legislativa, disse, “é punir o proprietário ou pessoa que tem sob seu cuidado um animal, que, em virtude de sua tendência característica, coloca em risco a integridade física de terceiros.”
Votaram de acordo com a relatora, os Juízes Cristina Pereira Gonzales e Volcir Antonio Casal.
Proc. 71002096931
http://www.tjrs.jus.br/site_php/noticias/mostranoticia.php?assunto=1&categoria=1&item=81056
Petrobras é multada em meio milhão de reais pelo Ibama no Espírito Santo
Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis multaram a Petrobras em meio milhão de reais no município de Linhares, no Espírito Santo.
Segundo o Ibama a medida fez parte da Operação Bicho Solto e se refere ao descumprimento de uma condicionante da Licença Ambiental para levantamento sísmico terrestre na área de Pontal do Ipiranga.
Todo o manejo da fauna exige autorização prévia do órgão, de acordo com a Licença. Segundo informações do Ibama alguns animais foram retirados do local e encaminhados ao Projeto Cereias, em Aracruz, sem comunicação.
Em até vinte dias a empresa deve apresentar sua defesa.
* Com informações do Ibama
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46310
Mais de 140 tartarugas são soltas em reserva de Manaus/AM
As tartarugas foram resgatadas na comunidade do Bariri, no último domingo (14), pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Segundo a Prefeitura de Manaus, dois homens que estavam transportando os animais em um saco fugiram ao perceber a presença dos policiais.
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé tem mais de 11 mil hectares.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46329
Japão tenta entender misteriosa chuva de girinos em Hiroshima
Segundo o "Guardian", os meteorologistas japoneses ainda não sabem como explicar o fenômeno, no qual os girinos mortos parecem despencar dos céus. Os animais muitas vezes cobrem casas, plantações, pátios de escolas e carros.
Alguns chegaram a propor que os bichos foram arrancados de seu local de origem por trombas d'água, mas não há registros de ventos fortes que tenham acompanhado o fenômeno. Outra hipótese é que aves aquáticas tenham capturado os bichos e depois deixado que eles caíssem de seu bico em pleno vôo. O mistério, no entanto, persiste.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46322
Novas espécies de animais são descobertas no Equador
Os cientistas atribuíram a descoberta ao fato de a região explorada, a bacia do alto rio Nangaritza, na Cordilheira do Condor, ter um acesso difícil e por ter sido alvo de décadas de disputas entre o Equador e o Peru.
"As espécies que descobrimos mostram a importância biológica dessa área", afirma Leeanne Alonson, vice-presidente do Programa de Avaliação Rápida da Conservação Internacional. "É fundamental que os ecossistemas da região sejam protegidos de maneira adequada."
A expedição também encontrou representantes de 11 espécies em vias de extinção no mundo, como a perereca-de-vidro e algumas aves.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/bbc/ult4550u716.jhtm
Saber Viver
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome…Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é…Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de… Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é… Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável… Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama… Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é… Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a… Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é…Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é… Saber viver
Reflexão
foram lançadas a uma praia deserta e iam secando e morrendo ao sol.
Um garotinho ia caminhando, apanhando as estrelas uma a uma e as
lançava de volta ao mar.
Um velho pescador que assistia a cena disse ao garoto:
- Menino, não percebe que o que você faz é inútil?
São milhares de estrelas! Não faz diferença jogar uma de volta ao mar.
O garoto se abaixou, pegou mais uma estrela e disse:
- Para essa aqui, faz toda a diferença do mundo.
E lançou-a de volta ao mar.
terça-feira, 16 de junho de 2009
ExpoCães doa 36 cachorros abandonados em Bento Gonçalves
A entidade segue o trabalho doando animais. Quem puder ajudar um cão abandonado pode entrar em contato com a associação pelo e-mail apabg@apabg.net.
http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,2547118,ExpoCaes-doa-36-cachorros-abandonados-em-Bento-Goncalves.html
Novartis rejeita doar vacina contra a gripe para nações pobres
O laboratório argumentou que os países em desenvolvimento ou os países doadores deveriam cobrir os custos da vacina, segundo reportagem do Financial Times. "Se você quer que a produção seja sustentável, tem de criar incentivos financeiros", disse ao jornal o presidente da Novartis, Daniel Vasella.
Ele acrescentou que avaliará a possibilidade de vender a vacina com desconto para os países de baixa renda. As declarações são uma resposta a Margaret Chan, diretora-geral da OMS, que na semana passada declarou que a gripe suína se tornou uma pandemia. Ela havia pedido que os fabricantes de vacina mostrassem "solidariedade" e doassem vacinas para os pobres.
A negativa da Novartis expõe uma divisão no setor farmacêutico, pois o laboratório britânico GlaxoSmithKline se comprometeu a distribuir gratuitamente entre os países pobres até 50 milhões de doses de sua vacina contra a gripe. Outros produtores mais modestos de países em desenvolvimento também querem distribuir gratuitamente 10% de sua produção.
A Novartis é proprietária do laboratório americano Chiron, que na última sexta-feira (12) declarou ser o primeiro a desenvolver a vacina graças a uma técnica acelerada de base celular, em vez de recorrer à produção tradicional em ovos.
Primeira morte na Europa - A primeira vítima mortal da gripe suína na Europa, registrada no domingo,14, na Escócia, foi uma mulher de 38 anos que tinha dado à luz há duas semanas, confirmaram nesta segunda-feira autoridades sanitárias escocesas.
A mulher, identificada como Jacqueline Fleming, tinha outros problemas de saúde não especificados e havia passado por um parto prematuro. Sua família divulgou um breve comunicado dizendo que estavam "totalmente desestabilizados" e disserem que ela estava há várias semanas hospitalizada.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46269
Lobão critica ambientalistas e 'exagero' de autoridades
Segundo Lobão, "é possível que haja uma interpretação excessiva (das leis ambientais)". O ministro afirmou que "as pessoas esquecem que precisam de energia, o Brasil não pode ter mais apagões". Questionado se suas críticas eram dirigidas ao Ministério do Meio Ambiente, Lobão sorriu. "As pessoas precisam entender que, se esses embaraços ocorrem, quem acaba pagando mais caro pela energia são os consumidores. O embaraço de ambientalistas é um custo no bolso das pessoas."
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46270
Paul McCartney sugere dia sem carne para reduzir efeito estufa
As vacas emitem em suas eructações grandes quantidades de gás metano, 21 vezes mais potente para o efeito estufa do que o dióxido de carbono. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o gado é responsável por 18% do efeito estufa, ao passo que o transporte corresponde a 13%. "Deveríamos nos preocupar com as mudanças climáticas porque, se não o fizermos, deixaremos como herança a nossos filhos e netos um problema gravíssimo" disse McCartney ao diário "The Independent".
Os ecologistas estão preocupados com o impacto ambiental dos animais destinados à alimentação humana e com a destruição de áreas na Amazônia e outras florestas para a criação de gado. O presidente do grupo intergovernamental da ONU sobre as mudanças climáticas, Rajendra Pachauri, recomenda a dieta vegetariana por um dia na semana.
A família McCartney conseguiu o apoio de outras personalidades para a campanha, como a artista Yoko Ono, os atores Kevin Spacey, Woody Harrelson e Joanna Lumley, o cantor Chris Martin e o empresário Richard Branson, fundador da companhia aérea Easyjet. Conhecidos chefs britânicos também aderiram à campanha e passaram a oferecer às segundas-feiras menus vegetarianos.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46268
quinta-feira, 11 de junho de 2009
O paradoxo de nosso tempo
Temos casas maiores e famílias menores; mais conveniências, mas menos tempo; temos mais graus acadêmicos, mas menos bom senso; mais conhecimentos e menos poder de julgamento; mais proficiência, porém mais problemas; mais medicina, mas menos saúde.
Bebemos demais, fumamos demais, gastamos demais e de forma perdulária, dirigimos rápido demais, nos irritamos muito facilmente, ficamos tempo demais diante da TV, ficamos acordados até tarde, acordamos cansados demais.
Porém, rimos de menos, raramente paramos para ler um livro, e raramente oramos.
Multiplicamos nossas posses, mas reduzimos nossos valores. Falamos demais, amamos raramente e odiamos com muita freqüência. Aprendemos como ganhar a vida, mas não vivemos essa vida. Adicionamos anos à extensão de nossas vidas, mas não vida à extensão de nossos anos. Já fomos à Lua e dela voltamos, mas temos dificuldade em atravessar a rua e nos encontrarmos com nosso novo vizinho. Somos mais estudados, no entanto, entendemos menos.
Conquistamos o espaço exterior, mas não nosso espaço interior. Compreendemos e entendemos o comportamento humano, mas não entendemos a nós. Fizemos coisas maiores, mas não coisas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma.
Dividimos o átomo, mas não nossos preconceitos. Criamos a vida mas perdemos qualidade de viver. Escrevemos mais, mas aprendemos menos. Planejamos mais, mas realizamos menos.
Aprendemos a correr contra o tempo, mas não a esperar com paciência. Temos maiores rendimentos, mas menor padrão moral. Temos mais comida, mas menos apaziguamento. Construímos mais computadores para armazenar mais informações para produzir mais cópias do que nunca, mas temos menos comunicação. Tivemos avanços na quantidade, mas não em qualidade.
Estes são tempos de refeições rápidas e digestão lenta; de homens altos e caráter baixo; lucros expressivos, mas relacionamentos rasos. Estes são tempos em que se almeja paz mundial, mas perdura a guerra nos lares; temos mais lazer, mas menos diversão; maior variedade de tipos de comida, mas menos nutrição. São dias de duas fontes de renda, mas de mais divórcios; de residências mais belas, mas lares quebrados.
São dias de viagens rápidas, fraldas descartáveis, moralidade também descartável, ficadas de uma só noite, pílulas que fazem de tudo: alegrar, aquietar, matar, emagrecer. É um tempo em que há muito na vitrine e nada no estoque; um tempo em que a tecnologia pode levar-lhe estas palavras e você pode escolher entre fazer alguma coisa a respeito, ou simplesmente apertar a tecla DEL...
(George Carlin)
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Ibama faz a maior apreensão de aves deste ano: Multa de R$ 33 mil
A assessoria do Ibama revelou que a apreensão foi feita a partir de uma denúncia anônima feita pela Linha Verde do Ibama (0800-61-8080) e que o nome do proprietário da casa não poderia ser divulgado, pois ele ainda está sob investigação, mas já foi obrigado a pagar uma multa de R$ 33.500,00
Fiscais do Ibama e integrantes da polícia ambiental afirmam que a investigação será mais aprofundada, pois o que se percebeu foi que o senhor é apenas um criador, já que cada pássaro possuia sua própria gaiola, com água e alimentos, mas ele ainda será indiciado penalmente por praticar atos ilegais
"Foram apreendidos, aves das espécias sabiá, bigode, abre-e-fecha, canário, galo de acmpina e papa-capim. Os animais serão treinados para conseguirem viver em natureza e serão soltos", afirma Washington Pereira, coordenador de fiscalização do Ibama.
http://www.sistemaodia.com/noticias/ibama-faz-a-maior-apreensao-de-aves-deste-ano-multa-de-r-33-mil-44161.html
Casal de pinguins tidos como gays adota filhote abandonado
Dois pinguins machos tidos como "gays" chocaram um ovo abandonado e agora estão criando o filhote como se fossem pais adotivos, informou o zoológico de Bremerhaven, no norte da Alemanha.
O zoológico entregou aos machos Z e Vielpunkt o ovo, que havia sido rejeitado pelos pais biológicos, depois que o casal foi observado tentando chocar uma pedra.
Segundo o zoológico, o casal parece feliz criando o filhote, nascido há quatro semanas. O zoológico de Bremerhaven ficou conhecido em 2005 por conta de seus planos de "testar" a orientação sexual de pinguins com características homossexuais.
Na época, três casais de pinguins machos foram vistos tentando cruzar um com o outro, e tentando chocar pedras, entre eles Z e Vielpunkt.
O zoológico chegou a providenciar quatro fêmeas em uma tentativa de levar a espécie ameaçada a se reproduzir, mas o plano foi logo abandonado depois de causar revolta entre defensores dos direitos gays, que acusaram o zoo de interferir no comportamento dos animais.
Presente de Páscoa
Os seis pinguins "gays" permanecem no zoológico, e segundo a instituição, Z e Vielpunkt aceitaram o 'presente de Páscoa' e começaram a chocá-lo imediatamente".
"Desde o nascimento do filhote, eles vêm se comportando do modo que você esperaria de um casal heterossexual. Os dois pais felizes passam os dias protegendo, cuidando e alimentando seu filhote adotado."
Os pinguins de Humboldt são normalmente encontrados na costa do Peru e do Chile, mas segundo a agência de notícias AFP, sua população vem decrescendo por causa da pesca intensiva na região.
O comportamento "gay" entre pinguins machos já havia sido observado, inclusive alguns teriam criado filhotes adotivos. O comportamento homossexual é bastante documentado entre várias espécies animais, mas não é compreendido em detalhes, afirma o professor Stuart West, um biólogo especializado em evolução da Universidade de Oxford.
Segundo West, algumas teorias indicam que a atividade homossexual pode servir objetivos diferentes - no caso dos macacos bonobos, por exemplo, poderia estar relacionada à ligação social e ao estabelecimento da dominância. Em algumas espécies de pássaros, fêmeas se juntam para criar os filhotes.
Outros animais podem simplesmente exibir uma "tendência a acasalar", enquanto outros podem, como seres humanos, gostar de sexo sem fins para procriação.
"A homossexualidade não é incomum entre os animais", declarou o zoológico de Bremerhaven. "Sexo e acasalamento no nosso mundo não necessariamente têm algo a ver com reprodução."
http://bichos.uol.com.br/ultnot/bbc/ult4550u709.jhtm
Uso de animais vivos ainda continua vetado na Universidade Federal de Uberlândia - ALUNOS QUEREM A VOLTA DO USO DE CÃES DOADOS PELO CCZ
Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia continuam impedidos de usar animais vivos nas aulas práticas de cirurgia. Há 20 dias, eles invadiram a Reitoria no campus Santa Mônica para reivindicar a volta do uso de cães doados pelo Centro de Controle de Zoonoses, suspenso desde outubro do ano passado.
A determinação partiu da Procuradoria-Geral da República, após um procedimento que verificou supostas irregularidades na secção de animais no Hospital Universitário em fevereiro do ano passado. O veterinário responsável pela perícia, na época, sugeriu adequações, entre elas, a retirada dos animais vivos para cirurgia.
O procurador Cléber Eustáquio Neves propôs um termo de ajustamento de conduta (TAC) à UFU, que ofereceu uma contraproposta. As negociações entre os órgãos para um TAC definitivo continuam. “A UFU está ao lado dos estudantes, reconhecemos a necessidade das aulas práticas. Os alunos estão sendo prejudicados, mas temos que seguir as ordens legais”, afirmou o diretor da faculdade de Medicina Veterinária, César Augusto Garcia.
De acordo com Garcia, a faculdade não proíbe os professores de usarem os animais vivos nas práticas. “Nós não fiscalizamos, não vou entrar no meio da aula e proibir. Isso fica por conta de cada professor. Se eles quiserem, há toda uma estrutura da universidade por trás, para tentar protegê-lo. Mas também não incentivamos o uso destes animais”, disse.
Ainda não há um prazo para que a situação seja resolvida e o TAC assinado.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia, 09/06/2009, por Lygia Calil.
Vereador cobra ações contra o tráfico de animais em Campina
Tramita na Câmara Municipal de Campina grande, requerimento nº993 de 03 de junho de 2009, de autoria do vereador Fernando Carvalho (PMDB), líder do governo na Câmara Municipal de Campina Grande solicitando ao IBAMA a adoção de medidas de combate ao tráfico de animais em nossa cidade.
O tráfico de animais silvestres é um crime que, apesar de cruel, parece não ser levado muito a sério pela população.
As feiras livres abarrotadas de gaiolas com esses bichinhos e a livre comercialização comprovam que os maus-tratos não chegam a comover muita gente, que até mesmo se diz admiradora das espécies. Sem se importar com os danos que podem causar, as pessoas teimam em dar vida a essa atividade ilegal.
Tanto quem vende, quanto quem compra está contribuindo da mesma forma para impulsionar o crescimento de uma das atividades ilegais que mais movimentam dinheiro sujo no país. Casos de interceptação de aves e outras espécies regularmente viram notícia. Embora haja campanhas de conscientização e intensa fiscalização, a prática deste tipo de comércio ilegal ainda permanece sem controle.
Até o dia 29 de maio deste ano, haviam sido apreendidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) 1.740 animais da fauna brasileira. Para se ter uma noção de que a atividade continua sendo exercida livremente, os números dos cinco primeiros meses de 2009 equivalem a 56,8% dos bichos interceptados durante todo o ano de 2007, em que o órgão conseguiu deter o carregamento de 3.062 animais que iriam ser vendidos ilegalmente.
Os criminosos utilizam moldes cruéis de transporte e armazenamento dos bichos. A maior parte dos animais não resiste aos maus-tratos e acaba morrendo no trajeto. As rotas são as mais variadas e o local onde o comércio é praticado vai das feiras livres a grandes traficantes.
No ano passado, o Instituto identificou 4.050 aves, mamíferos e répteis que seguiam com traficantes pelas rodovias da Paraíba, ou seja, 988 a mais do que o observado no ano anterior. Entre janeiro e dezembro de 2008, foram 3.746 aves, 130 répteis e 154 mamíferos que foram pegos nas mãos dos infratores.
As condições nas quais são conduzidos os animais são as mais impróprias possíveis. É tanto que a estimativa aponta que de cada dez animais retirados da natureza somente um sobrevive.
“Pensando em inibir esta prática inaceitável, vimos solicitar uma ação mais intensiva, tendo em vista acreditarmos que este é um problema possível de sanar” concluiu Fernando Carvalho.
Caçadores buscam beija-flor raro para comer seu coração
Pássaro da Amazônia peruana é mistura de colibri com pavão.
Em um dos pontos mais altos da Amazônia, onde ela se mistura com a Cordilheira dos Andes, agricultores peruanos convivem com uma raridade da fauna: o beija-flor mirabilis. O maravilhoso, como preferem chamar os especialistas em pássaros. Não é fácil encontrá-lo. É um animal exclusivo desta área. Ocupa uma faixa de 200 quilômetros de extensão, entre dois e três mil metros de altitude.
De acordo com os biólogos, atualmente não há mais do que 2 mil colibris mirabilis em toda a natureza. A população tem diminuído muito nos últimos anos. É que, embora seja uma espécie raríssima, é um animal muito perseguido pelos caçadores. O bichinho foi parar na lista dos mais ameaçados de extinção. A caça é para comer o coração do mirabilis - onde, segundo uma lenda, há propriedades afrodisíacas.
Um engenheiro agrônomo da região transformou seu sítio em reserva particular. Quer ajudar a proteger o animal. O beija-flor gosta muito de uma espécie de orégano da montanha que tem bastante na reserva. Gosta também de vasos com água açucarada. É desse jeito que alguns produtores costumam atrair colibris para suas chácaras.
O corpo tem cinco centímetros apenas. Mas medindo tudo, chega a 15. É que este colibri tem duas espátulas curiosas na cauda. Os estudiosos dizem que são armas de proteção contra os predadores naturais. É um pássaro diferente de todos os outros, único no mundo inteiro.
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1175442-16052,00.html
Enquete sobre experimentos em animais no blog do Colégio Bandeirantes
resultado da enquete no dia 10/06/2009
- Sou radicamente contrário aos experimentos (46,0%, 87 votos)
- Percebo os benefícios advindos da experimentação científica com cobaias, porém sou contra os maus tratos a animais (29,0%, 55 votos)
- Percebo os problemas relativos à ética, porém sou a favor da experimentação científica com animais (22,0%, 42 votos)
- Sou radicalmente a favor dos experimentos (4,0%, 7 votos)
Total de votos: 191
Organização cancela rodeio em Festa do Peão de Descalvado
Uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo proibiu a utilização de qualquer equipamento que cause dor ou inquietação aos animais na Festa do Peão de Descalvado. Segundo os organizadores, sem os acessórios, os animais não pulam, por isso as provas foram canceladas.
O TJ manteve uma liminar da 1ª Vara Cível da cidade com a proibição. A ação foi proposta pelo Ministério Público e, entre os argumentos da promotoria, está que os rodeios prejudicam a educação ambiental já que vinculam o sofrimento dos animais com a diversão.
O veterinário responsável pela festa, Paulo Campos, explica que o equipamento não machuca o animal. “No Brasil, é feita uma roseta lisa e o material não causa dor e nem ferimento”, destacou.
O empresário Cosme Camilo é dono da companhia de rodeio contratada para fornecer os touros. Com a decisão, o serviço de sua empresa foi cancelado. “Já rodamos o Brasil inteiro e eu nunca vi uma situação dessas”, afirmou.
A organização pretende recorrer mais uma vez para garantir o rodeio nas próximas edições do evento. O secretário de Esportes e Turismo da cidade, Paulo Saggiorato, afirmou que nesta edição o rodeio será substituído por outras atrações. “Nós estamos trazendo outras modalidades de rodeio, demonstração de cão de pastoreio, adestramento de cavalos e também um show com motociclistas”, afirmou.
A população está dividida com relação à realização do rodeio, mas a maioria das pessoas entrevistadas pela equipe da EPTV é favorável à decisão. “Eu achei a decisão boa, porque eu não gosto e acho que os animais sofrem”, afirmou a empregada doméstica Márcia Moraes.
“A gente tem que ver as duas partes. A parte da diversão e a parte do animal”, destacou o mecânico de manutenção Luiz Carlos da Silva.
A Festa segue até domingo (14). Em São Carlos, a prefeitura também não liberou a realização de rodeios por recomendação do Ministério Público.
Polícia apreende no Pará 21 aves que seriam contrabandeadas para o Ceará
Os animais foram encaminhados a um zoológico de Belém para receberem cuidados veterinários. Três deles receberão tratamento especial porque se encontram em péssimo estado de saúde, informa o Ibama. (Fonte: Globo Amazônia)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46163
Entidades ambientalistas lançam campanha e alertam: hoje, 10, é o último dia para tentar impedir aprovação da MP 458
E-mails, blogs, twitter e outras ferramentas serviram para a divulgação desta campanha. Segundo os ambientalistas a medida premia grileiros e pode representar grandes perdas para o meio ambiente.
Veja abaixo a campanha divulgada ontem, 09, pelo Greenpeace em seu blog e pelo Twitter:
Na quarta-feira, dia 02/06, o senado brasileiro aprovou a MP 458. Esta medida presenteia todos aqueles que fizeram grilagem na Amazônia com a regularização de terras ocupadas ilegalmente.
Se o presidente assinar a MP 458, 67 milhões de hectares de terras públicas da Amazônia serão privatizados. Um patrimônio estimado em 70 bilhões de reais irá parar nas mãos dos grileiros.
Amanhã, dia 10/06, é o último dia para reverberar nossa voz. O Gabinete de Lula está recebendo milhares de ligações pedindo para que a MP 458 não seja aprovada. Faça sua parte, ligue e espalhe os números e o e-mail do presidente Lula para seus amigos. Peça para que eles digam NÃO A MP 458.
Telefone do Gabinete do Lula:
(61) 3411.1200 ou (61) 3411.1201
Ou envie um e-mail através do link:
https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php
Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos os links:
http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/ruralistas-privatizam-a-amaz-n
http://www.avaaz.org/po/nao_privatize_a_amazonia/
fonte:
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46164
domingo, 7 de junho de 2009
quinta-feira, 4 de junho de 2009
QUEM AMA NÃO ABANDONA - CAMPANHA DA PREFEITURA DE CURITIBA- PR
CAMPANHA QUEM AMA NÃO ABANDONA DA PREFEITURA DE CURITIBA-PR
ENTRE NO SITE E PARTICIPE:
http://www.elenaovivesemvoce.com.br/