terça-feira, 25 de maio de 2010

Solidariedade com os animais define OP na microrregião 6 - Canoas RS

A demanda mais forte da Assembléia da Microrregião 6 do Orçamento Participativo, realizada na noite fria desta quinta-feira, 20, na AABB, parecia ser a educação. A prioridade da atual administração municipal foi citada em três das sete obras defendidas, mostrando a necessidade de oferecer condições dignas de estudo às crianças. Porém, outra grande reivindicação dos canoenses acabou ganhando o primeiro lugar na votação: a criação de um Centro de Bem Estar dos Animais.

A microrregião 6, que abrange os bairros de Nossa Senhora das Graças, Vila Ideal e Chácara Barreto, surpreendeu com a grande presença na votação. No total, foram 513 inscritos - número muito maior do que o reunido no ano passado (cerca de 150 participantes). Para o prefeito Jairo Jorge, isto é o reconhecimento do valor do OP. "Começamos as etapas em 2009, quando três mil pessoas participaram das assembléias. Neste ano, até agora, com apenas nove das 16 assembléias que faremos, já ultrapassamos este número", comemorou.

Dos 513 inscritos, 159 elegeram a construção do Centro para os animais. Em 2º lugar, com 88 votos, ficou a construção de salas de aula na Escola Jacob Langoni e, em 3º, com 75 votos, a ampliação da Escola Duque de Caxias. Para Anajara, mãe de dois alunos da Duque, a reivindicação é justa, pois falta espaço para atividades. "Quando o tempo está ruim, chovendo, eles acabam sem lugar para lazer", justificou. Já para Rosa, que ajudou a definir a obra final da microrregião, o canil é mais do que urgente: "são muitos animais abandonados na cidade, precisamos ter condições de atendê-los e, quando preciso, tratarmos dos que estão machucados".

Além do prefeito, reforçaram o time de autoridades municipais presentes na ocasião a vice Beth Colombo, o secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, o secretário de Educação Paulo Ritter, a secretária-adjunta de Planejamento e Gestão Astrid Schuster, a primeira-dama Tais Penna e o subprefeito da região Sudeste Paulo Acinelli. Paulo, que representa o prefeito na região, estampava no rosto a satisfação de ver seus vizinhos em peso na assembléia, assim como Jairo. "No OP de 2009, vocês votaram na regularização fundiária da Vila João de Barro, e com recursos do Plano de Ação por Canoas (PAC), a região já conta com a UBS Niterói revitalizada. Aproveitem esta oportunidade de colocar idéias e votar no OP, é a maior manifestação de amor que vocês dão à cidade", finalizou o prefeito.

Amanda Utzig Zulke


http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notid=9510

Nenhum comentário: