São Paulo (29/05/08) - O Ibama fechou na última terça-feira (27) mais um criadouro de aves silvestres no estado de SP. O criadouro conservacionista de Carlos Antonio Mathias, no município de Mairiporã, havia sido homologado em 2000, mas nunca apresentou documentos de origem dos animais, nem os relatórios anuais de movimentação de plantel, que são obrigatórios. O proprietário, que já tinha sido autuado em 2006 no valor de R$ 33,8 mil, foi novamente autuado ontem em R$ 3,5 mil, por ter acrescentado ao plantel mais sete animais, também sem origem legal. Ele terá que responder por crime ambiental.
Todas as aves do criadouro (cerca de 150) foram retiradas e destinadas para criadouros legalizados. Dentre elas, várias estão ameaçadas de extinção, como duas araras-azuis, três ararajubas e um papagaio-da-cara-roxa. Mas o que mais chamou a atenção dos analistas da Divisão de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama em SP foi a presença de cinco araçaris-letrados (Pteroglossus inscriptus). Originárias da Amazônia, essas aves não estavam no criadouro na última vistoria feita pelo Ibama no local, em 2006. Segundo os analistas, essa é outra evidência de que o proprietário continuou agindo à revelia das normais legais.
Na tarde de ontem (28), os veterinários responsáveis pelo recebimento das aves nos criadouros de destino informaram que o estado de saúde dos animais é bom. Uma das ararajubas já botou um ovo. Apenas um passeriforme morreu durante a retirada.
O Ibama agradece o apoio da Polícia Federal que, através da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico em SP, enviou cinco agentes para a operação.
Airton De Grande
Ascom Ibama/SP
http://www.ibama.gov.br/2008/05/29/mais-um-criadouro-irregular-foi-fechado-em-sp/
Nenhum comentário:
Postar um comentário