quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mãe rinoceronte ataca filmadora que registrava filhote; assista

da BBC

Dois rinocerontes de uma das espécies mais raras do mundo foram filmados pela primeira vez por uma câmera de vídeo instalada nas selvas do Parque Nacional Ujung Kulong, em Java, na Indonésia.

Mas ao ver a câmera, a fêmea, que estava acompanhada pelo filhote, atacou a câmera, que voou longe.

BBC
Câmera de vídeo flagrou rinoceronte raro e foi atacada por fêmea na ilha de Java, na Indonésia; clique aqui para assistir ao vídeo
Câmera de vídeo flagrou rinoceronte raro e foi atacada por fêmea na ilha de Java, na Indonésia; clique aqui para assistir ao vídeo

Os rinocerontes-de-java correm risco de extinção. Estima-se que restam apenas entre 60 e 70 animais da espécie na natureza.

Um porta-voz do grupo ambientalista WWF diz que as imagens capturadas pela câmera dão uma idéia do comportamento dos animais no habitat natural.

Stephen Hogg, que projetou as câmeras e também é membro do WWF, afirma que o ataque do rinoceronte contra a câmera foi inesperado.

"Usamos câmeras que funcionam com luz infravermelha justamente para não assustar os animais quando o sistema é ativado", contou Hogg.

Os rinocerontes-de-java podem ser encontrados em apenas dois lugares. Um deles é o Parque Nacional Ujung Kulong, que fica na ilha. O parque abriga 90% da população total da espécie.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u406747.shtml

Nenhum comentário: