quinta-feira, 29 de maio de 2008

ÁUSTRIA Violento Ataque contra o Movimento de Defesa Animal

Fonte: Fabrice Alvarez

Carta tipo: Maria Lopes


Comunicado de Imprensa, 28 de Maio de 2008:

Violento ataque contra o Movimento de Defesa Animal

Rusgas a casas e escritórios, dez pessoas detidas sem acusação e uma série de violações dos direitos humanos resultam em sete pessoas em greve da fome

Na manhã do dia 21 de Maio a polícia austríaca fez um raide massivo contra todos os movimentos de defesa animal em todo o território austríaco.

Um total de 24 casas e escritórios de activistas dos direitos dos animais foram invadidas pela polícia ás 6,15 da manhã. Harald Balluch director da VGT (Association against Animal Factories) descreveu a cena no seu apartamento. "Acordei com o som da porta a ser arrombada e de imediato um grupo de pessoas armadas e encapuçadas rodeou a cama onde eu e a minha namorada dormíamos, apontando-nos as armas. Gritaram que se me movesse atirariam á cabeça. Nós temos dois cães velhinhos que foram brutalmente agarrados pela polícia. Como podem imaginar todos nós estávamos aterrorizados".

Sete organizações foram alvo desta rusga e 10 pessoas foram presas. A polícia justificou esta acção com o argumento que os activistas eram suspeitos de pertencer a uma organização criminosa artigo 278a do Código Penal austríaco. Contudo uma semana depois estas pessoas continuam presas sem qualquer acusação.

O Movimento de Defesa Animal austríaco tem conseguido grandes resultados nos últimos anos em defesa dos animais. A lista de sucessos inclui a proibição de quintas de peles, a proibição de animais em circos, etc. A Áustria é vista no mundo inteiro como um dos países com melhores leis de protecção animal.

Harald Balluch diz que o seu Movimento VGT e ele próprio não praticam quaisquer actividades ilegais. "Esta acção da polícia tem como finalidade desacreditar o trabalho feito em prol dos animais. A intenção é danificar a reputação dos activistas e o seu trabalho. Devido a estas rusgas o nosso escritório e outros quatro estão parados. Os nossos computadores com todas as informações bem como os nossos telemóveis foram confiscados. Não temos possibilidade de contactar os nossos apoiantes. O nosso telefone e fax não funcionam sendo impossível contactarmos com a comunicação social".

Uma série de violações dos direitos humanos

Os advogados que representam os dez activistas apresentaram queixas contra a polícia por violação dos direitos humanos. Esta violação inclui detenção sem acusação, uso desnecessário de força durante as rusgas e obtenção pela força e contra a vontade dos detidos de amostras de ADN.

Greve da Fome

Num esforço para protestar contra esta injustiça sete dos detidos encontram-se em greve da fome. O seu pedido de sumo de fruta diluído foi negado, portanto só têm água.
A familía e a namorada de Balluch tiveram permissão para o visitar pela primeira vez no dia 27 de Maio, ou seja sete dias depois de ter sido detido e ficaram horrorizados com o estado em que se encontra. Está no sétimo dia de greve da fome e os seus movimentos e fala encontram-se muito debilitados.

Por favor enviem cartas de protesto contra esta flagrante violação dos direitos humanos. Não esqueçam que amanhã pode ser qualquer um de nós.
Esta acção não vinha acompanhada de carta tipo, portanto tomei a liberdade de redigir uma, por favor tentem modificar.

Home Secretary; Dr Günter Platter
ministerbuero@bmi.gv.at

Minister for Justice; Frau Dr Berger
minister.justiz@bmi.gv.at

Federal President; Dr Heinz Fischer
heinz.fischer@hofburg.at

Federal Chancellor; Dr Alfred Gusenbauer
alfred.gusenbauer@bka.gv.at

Dear Sirs,

On the 21st of May several homes and offices were raided by police and ten people arrested. More than a week after these events, the detainees are still in prison and yet no charges have been brought against them. This is not happening in some banana republic, but in Austria. Nor are the detainees suspected terrorists, but animal welfarists.

It is chilling that such a blatant violation of Article 11 of the Universal Declaration of Human Rights can be committed by a Member State of the EU against its citizens.

I urge you to either charge the detainees or release them immediately. Some of them have begun hunger strikes and should they die, the Austrian Government would be morally guilty of murder.

I await your urgent response.

Sincerely,
Nome/País

fonte:
recebi por email

Nenhum comentário: