terça-feira, 24 de junho de 2008

CRAS/MS - Há 20 anos na Trilha da Preservação

O CRAS/MS – CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES completa este ano duas décadas de trabalho pela preservação da fauna em Mato Grosso do Sul. Ligado ao IMASUL - Instituto de Meio Ambiente do Estado, o órgão executor das políticas ambientais, foi um dos primeiros Centros de Triagem de Animais Silvestres criado no Brasil, e hoje, reconhecido internacionalmente, serve como modelo e referência para outros países e estados brasileiros que possuem ações de conservação da fauna.

O centro foi criado em julho de 1988 para receber, triar, reabilitar e dar um destino adequado aos animais silvestres apreendidos em fiscalizações ou doados pela população. Nestes 20 anos de trabalho, o CRAS/MS já recepcionou mais de 270 espécies, entre aves, répteis e mamíferos, totalizando cerca de 21 mil animais. A maioria foi devolvida à natureza ou encaminhada para projetos de conservação, após um período de cuidados especiais com a equipe do centro, composta por biólogos, veterinários, zootecnistas e tratadores. Eles cuidam dos animais que chegam debilitados, vítimas de maus-tratos, alimentação inadequada, ferimentos ou mutilações.

Os técnicos ainda identificam os diferentes espécimes apreendidos e as áreas de ocorrência natural, bem como realizam avaliações clínicas do estado de cada um, com o objetivo de realizar a soltura de forma adequada na natureza, quando for o caso. A soltura feita aleatória e indiscriminadamente, sem triagem ou reabilitação, não garante a sobrevivência e o bem estar dos animais e também pode resultar na introdução de doenças e de espécies exóticas na região.

O trabalho do CRAS/MS vem mostrando que, embora muitos animais tenham condições de sobreviver depois de reabilitados e soltos em seu ambiente natural, o mais importante é sensibilizar a população e evitar que eles sejam retirados da natureza para servirem como animais de estimação, o que eles não são, garantindo a manutenção da fauna e de seu habitat.

Maiores informações: Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS pelo telefone: 67 3326 6003 ou Unidade de Educação Ambiental 67 3318 6025 e-mail: emgarcia@imasul.ms.gov.br

*Jornalista

Fonte: Heloisa Vasconcelos.

http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2008/junho/24/4.asp

5 comentários:

Dowloads disse...

Ola meu Nome é Gabriel eu queria saber como eu fasso para adotar um papagaio ou uma maritaca se vc tiver alguma resposta entre em contato no meu emil:piolho_XD@hotmail.com fico agradecido desdi já.

Anônimo disse...

Quero fazer uma denuncia!

Moro em Campo Grande, na vila margarida próximo ao parque dos poderes. Acontece que na frente da casa da minha vizinha tem um pé de sete copas onde pousam casais de araras vermelhas para comer as frutinhas dessa árvore. Contudo, essa mulher quando percebe a presença das aves trata de afugentá-las arremessando todo tipo de coisa como pedras, pedaços de pau, garrafas de vidro e o pior aconteceu outro dia: Quando as araras pousaram nos galhos de sua árvore ela espantou as com um pedaco de pau com fogo na ponta.
Fico revoltada por ver essa situação acontecendo pois a vizinhança trata de conquistar a presença das aves, que são simplesmente encantadoras, enquanto ela tenta destrui-las. Essa mulher tentou matar a árvore para que as araras nao venham mais, mais enquanto isso não acontece as aves são mal tratadas por ela!
Peço ajuda urgente, pois isso não pode continuar.
O endereco dela é: Rua Ciro Araujo França,98 - esquina (proximo ao centro espirita). Ficarei imensamente grata se providencias forem tomadas.

giovana mendhes disse...

Olá anônimo, as denúncia pode e deve ser feita em delegacias ou associações de proteção animal da sua cidade.
Peço por favor que se possível após fazer a denúncia nos mantenha informados sobre o caso.
Obrigada,
giovana

Unknown disse...

Olá, meu nome é lethicia gostaria de saber coomo faço pra adotar um papaguaio =) Obrigada . entre em contato por favor : e-mail : lethicia_ferreirah@hotmail.com.
ficarei grata.

Lia Avelino disse...

Em minha casa tem um filhotinho de coruja que precisa de ajuda,quero saber se podem me ajudar...