terça-feira, 24 de junho de 2008

Guarulhos: Zoonoses não apanha pit bull solto na rua

Moradora solicita captura, mas órgão só pega animais doentes e invasores


O Centro de Controle de Zoonose de Guarulhos rejeitou um pedido para
capturar um pit bull que estava solto e sem focinheira, assustando
moradores em Cumbica. A Prefeitura confirmou a rejeição e disse que o
CCZ só é obrigado a capturar animais doentes ou que tenham invadido
residências.

O cachorro, sem dono, estava na rua Renato Ometi, onde funciona um
projeto de atendimento a crianças. A lei estadual 12.353/2005 obriga
que pit bulls, considerados bravos, saiam à rua de focinheira. A
moradora Cida Maranhão disse que o cachorro estava agitado e apareceu
na hora em que 250 crianças de 7 a 10 anos saíam da instituição para
tomar lanche do outro lado da rua.

Ela ligou para a polícia e foi orientada a ligar para o CCZ. "Liguei
no 190 e o policial pediu para ligar na Zoonoses. Liguei e a senhora
Cida me disse que não podia fazer nada porque a Zoonoses não captura
mais animais sadios, só doentes. Disse a ela que as crianças estavam
correndo perigo, mas ela respondeu que não podia fazer nada e que
procurássemos outros órgãos, mas não me falou quais. A sorte é que um
vizinho laçou o cachorro e levou-o para outro lugar", disse.

Por meio da assessoria de imprensa, o CCZ informou que "a lei estadual
12.916, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho, proíbe a
captura e sacrifício de animais sadios. Só podem ser capturados
animais invasores (que entram nas residências) ou em sofrimento, que
possam transmitir qualquer tipo de doença."

Segundo Feliciano Filho (PV), a lei de sua autoria não tem nenhum
artigo sobre captura. "A lei estadual não trata da captura, e sim da
matança. Para isso é necessário o bom senso, pois caso esse cão
denunciado venha atacar alguém a responsabilidade será da Zoonose",
disse. Feliciano disse que moradores de Guarulhos estão ligando em seu
gabinete, orientados por funcionários do CCZ. A assessoria informou
que averiguaria a informação.

ISABELLE A menina de Isabelle, de um ano e seis meses, que no sábado,
14, foi atacada na cabeça por um pit bull no quintal da casa onde mora
com a mãe, no Jardim Elisabete, faleceu ontem.

http://www.olhao.com.br/geral_23062008103921.shtml
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=340&Itemid=89

10 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, moro no bairro Santos dumont - Guarulhos, e nessa semana apareceu uma cadela Pit Bull abandonada, ela até agora não avançõu em nenhum morador do bairro mas anda rosnando para alguns, tentei ligar no CCZ, mas não conseguir falar com ninguém, ontem vir uma sena inusitada, a cadela estava pendurada com os dentes num pneu que se encontrava preso num muro, ela rosnava e se sacudia como se estivesse estraçalhando algo, fico imaginando o que ela poderia fazer com uma pessoa...

Anônimo disse...

adotei um cachorro na zoon, hoje o cachorro tem 10 msese, saiu uma coceira esta matando o cão aos poucos, quero entregar o cão pois ja gastei muito estou desempregado. o que é preciso p entregar o animal?diz que a multa é de $800,oo isso procede?

giovana mendhes disse...

Olá anônimo...
Eu (colaboradora do blog),ñ sei te dizer como proceder nestes casos e nem a respeito desta multa.Penso que vc deveria ter sido orientado qdo adotou que um animal de estimação ñ é como uma mercadoria q qdo vc ñ quer mais ou ñ te serve mais devolve ou descarta... o animal assim como nós (da maneira dele) tem sentimentos, se apegam e sofrem...
ñ sei em q cidade vc está, mas em várias cidades existem ongs que poderiam te ajudar com o tratamento e melhor te orientar a respeito.
Espero de coração que vc decida por ñ devolver o seu animalzinho para a zoonozes, pq tenho certeza de q ele dever um grande companheiro p vc e lhe será sempre fiel...
Se quiser deixar seu email, para que possamos ver em que cidade está e tentar conseguir ajuda no tratamento do seu cão seria legal,às vezes é algo fácil de resolver... mas se estiver decidido realmente em devolver o cão desejo boa sorte a vc e a ele para que talvez tenha novamente a chance de encontrar um lar definitivo que o ame mto.^^

Anônimo disse...

Ola, peguei um cachorrinho na rua que estava doente, e agora não posso mais ficar com ele pois vou me mudar de estado e nao poderei leva-lo comigo. O que fazer, onde posso doa-lo?(Ele esta lindo agora !)

giovana mendhes disse...

Olá Ke, bom ñ sei de onde vc é,por isso fica difícil dizer um local p vc recorrer neste caso, apesar de pensar que vc deveria mesmo era dar um jeito de levá-lo consigo, já que para mim animal faz parte da família e para onde vamos é para onde eles devem ir.Imagine se adotarmos uma criança e no caso de precisar mudar deixarmos a mesma? pouco provável de acontecer ñ é?
Mas enfim,espero que vc consiga doar p uma pessoa responsável este pequeno indefeso, onde ele seja mto amado.

iragil disse...

ola mim chamo gilmara e estou com um serio problema amo animais mais esta acontecendo muita briga de dois machos tenho 4 cachorros que moram juntos desde pequeno mais agora um macho chamado de negão resouvel que ele é o dono do quintal morde todo mundo inclusive os outros cachorro não sei mais o que fazer pois tenho medo que ele mate o negão ate mordeu minha mãe varias vezes presciso de ajuda

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber como faço para denunciar meu vizinho. Ele tem cachorros que estão morrendo de fome, mal conseguem se levantar, estão osso e pele. O que poderia fazer para ajudaá-los e onde?

giovana mendhes disse...

Oi Anônimo deixamos um post sobre como denunciar maus tratos e aqui no link do PEA tem tdo p vc se informar:
http://www.pea.org.br/denunciar.htm


Iragil, desculpa a demora na resposta, mas é melhor vc procurar ajuda especializada e que possa te ajudar mais de perto, assim de longe fica difícil de falar alguma coisa ou dar algum conselho e tbm pq ñ temos experiência p isso.

obrigado a todos pela visita e comentários e esperamos ter ajudado dentro de nossa possibilidades

ajudas disse...

Gente hj dia 05/01/2012 eu também avistei um pit bull no terminal de onibus do São João em Guarulhos, fiz a mesma coisa liguei no 190 e me orientaram a ligar para a zoonose que me explicou o porque não poderia recolher, uma vez que o centro de zoonose encontra-se superlotado o que eu acho que podemos fazer é promover feiras para adoção e assim desocupando a zoonoses eles terão espaço para recolherem os cachorros das ruas, eu acho que reclamar não ajuda em nada temos é que ajudar com idéias e ações

Anônimo disse...

Eu acho o seguinte, se cada um tivesse um pouco de responsabilidade em não abandonar seu animal seja em qualquer circunstância ou até mesmo castrar seu animal para evitar as crias indesejadas já diminuiria em muito o número de animais soltos nas ruas.
Eu acho de uma hipocrisia tão grande as pessoas falarem: Ah! a Zoonoses não pega mais animais sadios, só pega animais doentes para sacrificar.
Mas na época da carrocinha, em que todos os animais eram sacrificados (doentes ou não) até pedra jogavam nos funcionários. Agora que não pegam mais, as pessoas ficam com essa conversinha fiada.
A lei no Brasil para maus-tratos abandono de animais deveria ser mais rígida, com punições tão severas que as pessoas pensariam duas vezes antes de abandonar ou maltratar qualquer animal.