terça-feira, 24 de junho de 2008

Homem é preso por criar ursa-beiçuda para a filha na Índia



da Associated Press, em Nova Déli

Esta deveria ser a comovente história de um homem que adotou uma ursa órfã das florestas no leste da Índia para torná-la parte da família, confortando a filha pequena que havia acabado de perder a mãe. Mas, quando as autoridades ambientais viram a notícia na mídia local na semana passada, virou uma tragédia.


Ram Singh Munda, 35, foi preso por violar leis ambientais. A ursa foi mandada para um zoológico, onde se recusa a comer. E a filha de seis anos está em um internato.

Agora, ativistas, sensibilizados com a compaixão de Munda, tentam libertá-lo e reunir a família.

"Condenamos fortemente o modo como as autoridades prenderam esse homem pobre e analfabeto que não sabia das normas oficiais", afirma Jiban Ballav Das, líder da entidade People for Animals no Estado de Orissa.

Munda é um trabalhador oriundo das tribos que vivem nas florestas a cerca de 200 quilômetros ao norte da capital do Estado, Bhubaneswar. Ele disse que achou o filhote no ano passado enquanto recolhia lenha.

Munda levou o animal (uma ursa-beiçuda) para casa e o batizou de Rani (Rainha).

Ele tornou-se membro da família, ainda abalada com a morte da mulher do indiano no ano anterior --especialmente sua filha, a pequena Dulki.

"Eles me prenderam. Como minha filha vai sobreviver?", perguntou o indiano no canal CNN-IBN enquanto era levado para a prisão. "Não consigo entender por que fui punido por cuidar bem de um urso que estava perdido na floresta e poderia ter morrido se eu não o tivesse levado para minha casa."

A ursa está em uma área isolada do zoológico da região.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u415555.shtml

2 comentários:

Unknown disse...

Devemos lutar pela vida, e não contra ela.
Devemos apoiar aqueles que protegem os animais e não puní-los com leis controversas.
Como podemos fazer um abaixo-assinado contra tamanha injustiça?

giovana mendhes disse...

Oi Duda, concordo com vc..O que imaginei ser possível fazer é nos mobilizarmos e escrevermos cartas, email para a embaixada da Índia demonstrando nosso repudio por essa decisão.