terça-feira, 24 de junho de 2008

Operação do Ibama apreende 39 toneladas de sardinha

Por Kézia Macedo, do Ibama

Itajaí/SC - Operação ‘Sardinha Fora da Lata’ do Ibama apreendeu, na última quinta-feira, 39 toneladas de sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) em Itajaí, maior pólo pesqueiro industrial do país, localizado no litoral norte do estado de Santa Catarina, a 80 quilômetros de Florianópolis. Ao todo, foram aplicados 450 mil reais em multas.

O produto, considerado ilegal por que os peixes foram capturados durante o primeiro dia do período de defeso da espécie, foi apreendido durante o desembarque no porto. Duas embarcações tiveram suas cargas recolhidas - Marília I e Carlos Francisco I. Os fiscais monitoram, em sistema de plantão, as embarcações pelo PREPS - sistema que rastreia as embarcações por satélite-, e podem afirmar quando esses barcos realizam os lances de pesca. A partir daí, monitoram sua chegada nos portos catarinenses e podem abordar esses barcos assim que atracam no porto.

Segundo o chefe do Escritório Regional de Itajaí, Márcio Burgonovo, “algumas embarcações que estavam na mira dos fiscais se dirigiram para o Porto de Santos para fugir da fiscalização”. Burgonovo avisa, porém, que equipes do Ibama nos Portos da região sul e sudeste já foram informadas a fim de agir para coibir efetivamente a prática desse ilícito.

A operação Sardinha Fora da Lata é conduzida pela equipe de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Itajaí e pretende continuar a monitorar cerca de 99 embarcações da frota de traineiras que pescam sardinha no litoral catarinense até o dia 06 de agosto quando termina o defeso desta espécie. A ação tem o apoio do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul) que nos cede as instalações e embarcação para a fiscalização.

Todo o pescado apreendido foi doado para instituições filantrópicas da região. As pessoas fizeram fila para levar sacos com a sardinha, que foi distribuída para populações carentes nas comunidades de Itajaí e municípios vizinhos.

Fonte: Esreg Ibama Itajaí


(Envolverde/Ibama)

http://envolverde.ig.com.br/?edt=34&PHPSESSID=4bca161bfe581c200132f03b3ebd91ba

Nenhum comentário: